Jornal EME – Luanda – 05.03.24 – A primeira galeria dos Símbolos Nacionais, que destacam as várias fases da luta pela liberdade, foi inaugurada recentemente, em Luanda, pelo ministro de Administração do Território (MAT), Dionísio da Fonseca.

A galeria localizada no Complexo Administrativo Clássicos de Talatona, é composta por 16 quadros de grande dimensão, contém na parte principal, os três Símbolos Nacionais (Hino Nacional, Bandeira Nacional e a Insígnia Nacional).

Constam também no espaço as respectivas descrições, normas protocolares e os erros comuns, com objectivo de difundir as regras sobre o uso correcto e a deferência dos Símbolos Nacionais.

Na parte suplementar, encontram-se os painéis que retratam as quatro principais efemérides do País, designadamente o 4 de Fevereiro, Dia do início da Luta Armada de Libertação Nacional, o 17 de Setembro, que celebra o Dia do Herói Nacional e do Fundador da Nação, assim como o 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional e as respectivas descrições.

Entre os erros comuns mais praticados, constam a eliminação das folhas nas espigas de milho, negritar e aumentar a palavra República, alteração das cores do Sol, do céu, das letras e da fita.

Texto: JG