Jornal ÉME – Luanda – 16.04.24 – O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo dos Santos Rangel, considerou na segunda-feira (15) que Angola vai continuar a ser uma prioridade fundamental do novo governo português, liderado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

O chefe da diplomacia portuguesa manifestou esta vontade durante uma conversa telefónica que manteve com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, naquela que foi a primeira abordagem oficial, desde a tomada de posse ao cargo a 2 de Abril do ano em curso.

Durante a conversa, Paulo dos Santos Rangel, sublinhou que, Portugal continua empenhado no fortalecimento das relações históricas, de irmandade e prosperidade com Angola, e tornar a cooperação mais estreita, mutuamente vantajosa e duradoura.

De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o diálogo foi antecedido de uma audiência que o ministro Téte António, concedeu na sede do Ministério das Relações Exteriores, ao embaixador de Portugal em Angola, Alegre Duarte.

O documento refere que, Alegre Duarte, assegurou que o governo português pretende continuar a trabalhar com o Executivo na resolução dos principais problemas que afligem a juventude, em especial, na criação de mais postos de trabalho e atribuição de bolsas de estudos.

Vale recordar que, o Presidente da República, João Lourenço, destacou na sua mensagem de felicitação ao Primeiro–Ministro Luís Montenegro, que Angola e Portugal, pela sua história, proximidade cultural e de consanguinidade dos seus povos, são compelidos a andar sempre de mãos dadas.

Texto: DN