Jornal ÉME – Lubango – 20.10.23 – Para facilitar a mobilidade dos estudantes angolanos, o Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço, procedeu recentemente, na província da Huíla, à entrega de cartões sociais, designado “Gira-Mais”.
Este cartão vai permitir o acesso gratuito nos transportes públicos, aos alunos das escolas do ensino primário desta circunscrição do País.
Nesta primeira fase, a Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI), ligada ao Ministério dos Transportes, prevê beneficiar mais de 100 mil alunos, das províncias de Luanda, Benguela, Malanje, Huíla e Huambo, até no final do corrente ano.
Segundo o Presidente da Comissão Executiva da ENBI, Mário Pedro Nsingi, os cartões sociais, vulgo “Gira-Mais” favorece aos estudantes 60 viagens gratuitas, por mês, em um percurso de casa para escola e vice-versa.
Acrescentou que a segunda fase do projecto incluirá as restantes províncias, e beneficiará mais de dois milhões de alunos, com a integração de pessoas com necessidades especiais.
Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Gracinda Gonçalves, felicitou a iniciativa, que facilitará a deslocação dos estudantes.
Garantiu que foram disponibilizados no Lubango, vários equipamentos de emissão de cartões, mas, recordou, que por agora, estão abrangidos, as escolas 27 de Março, Complexo Escolar 1. 828, Colégio, 11 de Novembro, 14 de Abril e 15 de Junho.
Texto: NJ