Jornal ÉME – Luanda – 08.11.23 – O MPLA assinala, quarta-feira (08), o 49º aniversário da chegada da sua primeira delegação oficial a Luanda , em 1974, encabeçada pelo nacionalista Lúcio Lara.

O facto carregado de elevado simbolismo e valor histórico, é relembrado de forma vivida para que jamais fique “desmemorizado”, na dinâmica narrativa de Angola e dos angolanos.

A comitiva, de 27 elementos, proveniente da República da Zâmbia, foi recebida, por mais de 50 mil pessoas que se deslocaram ao Aeroporto Internacional Craveiro Lopes (actual 4 de Fevereiro), que de forma efusiva empunhavam bem alto cartazes e panfletos com símbolos identitários do glorioso MPLA, além de ecoar com estrondo e entusiasmo palavras de ordem, que refletiam o espirito patriótico que se vivia naquele período.

Lúcio Lara, visivelmente emocionado, pela aparatosa e inesperada recepção, proporcionada pela moldura humana presente no local, fez o seguinte comentário, “é uma loucura, estamos perante uma força considerável e bem estruturada”.

A presença da histórica delegação em Luanda, tinha como expoente máximo os preparativos para a calorosa recepção ao Primeiro Presidente da República de Angola, Drº António Agostinho Neto, que pisou a capital do País, no dia 04 de Fevereiro de 1975.

Entre os integrantes da comitiva do MPLA, que desembarcou em Luanda, no dia 8 de Novembro de 1974, destacam-se os nomes de Lopo de Nascimento, Carlos Rocha “Dilolwa”, Ludy Kissassunda, Joaquim Kapango e Saydi Mingas.

A delegação integrou ainda, entre outros camaradas, Manuel Francisco Tuta “Batalha de Angola”, Jacob Caetano João “Monstro Imortal”, Pedro Maria Tonha “Pedalé”, Henriques dos Santos “Onambwe”, Joaquim Domingos “Valódia”, Bento Ribeiro “Kabulo”, Pascoal Luvualo, Albano Machado, Maria Mambo Café, Luísa Inglês, Elsa de Almeida e Sousa, Ambrósio Lukoki, Guinapo , Mbeto Traça e Evaristo Domingos “Kimba”.

Fundado em 1956, o MPLA foi, inicialmente uma organização nacionalista com impressões digitais indeléveis no processo da Luta de Libertação Nacional, ocorrida entre 1961 á 1974, transformando-se em Partido político após a luta pela descolonização do País.

Logo após o início do processo de construção de Angola como Nação independente, o MPLA empenhou-se pela paz definitiva, tendo saído vencedor da fraticida guerra civil, que durou 27 anos, entre 1975 á 2002.

Texto: NBS