Jornal ÉME – Luanda – 12.05.23 – A Edição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola 2022/23, poderá conhecer o campeão da presente época neste domingo (14), depois da disputa da 29.ª jornada, onde os destaques vão recair para os jogos “Petro de Luanda vs Interclube” e “Wiliete de Benguela vs 1º de Agosto”.

Separados por seis pontos no topo da classificação, o Petro de Luanda, líder e detentor do troféu com 66 pontos, e o 1º de Agosto, segundo colocado com 60, definem neste fim-de-semana com quem fica o título de campeão nacional, onde bastará um empate dos “tricolores” para a revalidação do título nacional.

Com os jogos a serem disputados em simultâneo, as atenções dos amantes do desporto rei estarão viradas para Luanda e Benguela, onde jogam os que, matematicamente podem erguer o troféu. Na capital do país, a equipa do catetão defronta no Estádio 22 de Junho o Interclube, enquanto, no estádio de Ombaka medem forças o Wiliete de Benguela e o 1º de Agosto.

A equipa do eixo viário também pode abrir o champanhe mesmo perdendo o jogo, desde que os militares não vençam o seu jogo, o que deitará por terra o sonho da equipa central das Forças Armadas Angolanas de levantar o troféu da época.

Vale realçar que, por desistência da equipa do Cuando Cubango FC, o Petro de Luanda não vai jogar na última jornada, o que leva o conjunto treinado pelo português Alexandre Santos definir já a questão do título, sob pena de depender do seu “eterno” arquirrival num possível tropeço.

No desafio da consagração, o Petro de Luanda é ligeiramente favorito à disputa da vitória, mas tem de efectuar um jogo inteligente e sem margem para erros, já que o Interclube ainda sonha com o terceiro lugar que dá acesso às competições africanas, sob égide da Confederação Africana de Futebol.

Ainda estão reservados os seguintes jogos: Bravos do Maquis vs Sporting de Cabinda, Desportivo Huíla vs CD Lunda Sul, Isaac de Benguela vs ASK Dragão do Uíge, Sagrada Esperança vs Académica do Lobito e Santa Rita de Cássia vs Recreativo do Libolo.

DN