Jornal ÉME – Luanda – 12.05.23 – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, mostrou-se preocupado com o nível de violência que tomou conta do Sudão, apelando às forças do governo e aos paramilitares um cessar-fogo para negociar a paz definitiva.

O Chefe de Estado Angolano teceu estes apelos na quarta-feira (10), na província do Cuando Cubango, quando discursava na reunião das chefias militares das Forças Armadas Angolanas (FAA).

O Presidente João Lourenço esteve sempre preocupado com a pacificação de África e não só, o que lhe valeu a distinção  de “Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África”.

O conflito no Sudão iniciou no dia 16 de abril, nas principais ruas da capital, Cartum, e se estendeu para outras províncias daquele país, causando mais de 413 mortos e 3.551 feridos.

O conflito resulta de divergências entre os dois líderes militares rivais, designadamente, o comandante das forças armadas do Sudão, Abdel Fatah al-Burhan, e o general das unidades paramilitares das forças de apoio rápido (FAR), Mohamed Hamdad Dagalo.

NJ