Jornal ÉME – Luanda – 11.05.23 – O secretário de Estado para Acção Social, Lúcio do Amaral, afirmou recentemente, em Luanda, que Angola regista avanços consideráveis em vários domínios da protecção e assistência às pessoas com deficiência.

O responsável, que fez estas declarações no Encontro sobre a Estratégia de Protecção à Pessoa com Deficiência, salientou que esses progressos estão a ser consolidados no âmbito da Estratégia de Protecção à Pessoa com Deficiência, que define as bases gerais e linhas de orientação constantes no Decreto Presidencial nº 238/11, de 30 de Agosto.

No âmbito da concretização da referida estratégia, os dados de diferentes sectores apontam que Angola alcançou melhorias nos domínios da Assistência Social, Desporto Adaptado, Educação, Transportes, Saúde e Reabilitação Física, Trabalho e Emprego, Formação Profissional, Habitação e Acessibilidade.

Lúcio do Amaral considerou que “a inclusão social é um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir nos sistemas sociais todas as pessoas a assumirem os seus papéis na sociedade”.

Segundo o secretário de Estado para Acção Social, a estratégia está a ajudar centenas de pessoas que tinham deixado de participar na vida socioeconómica e política por serem deficientes.

O responsável realçou que as intervenções, no âmbito da deficiência, devem ser feitas mediante a execução de acções coordenadas, melhor entrosadas e com sentido de complementaridade entre os diferentes departamentos ministeriais.

Lúcio Amaral considerou indispensável dar nota que o processo de inclusão social da pessoa com deficiência deve permitir que todos se sintam mobilizados para promover os valores e princípios fundamentais consagrados na Constituição da República de Angola.

DN