Jornal ÉME – Luanda – 11.05.23 – O director provincial do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda, disse (09), na cidade do Lubango, que o edifício onde funciona o Museu Regional da Huíla fica mais valorizado com a sua elevação a Património Histórico-Cultural Nacional.

A infraestrutura foi qualificada, através do Decreto Executivo número 51/23, do Ministério da Cultura e Turismo, de 28 de Abril, como património Histórico Cultural Nacional, por ser um edifício antigo, com história e uma arquitectura enquadrada na zona.

Em declarações à imprensa, o responsável afirmou que com o título, a infraestrutura deixa de ser uma simples residência e passa a património cultural, que deve ser protegido por todos. Pelo seu factor histórico, vai atrair mais turistas e com isso obter benefícios financeiros.

“O nosso museu também tem a sua história. Temos estado a trabalhar para erguer um outro edifício para o seu funcionamento, pois o actual já não responde à demanda do acervo existente. Precisamos de um com maior dimensão para melhor acomodação das peças”, frisou.

Fundado em 1957, por Peixoto Correia, o Museu da Huíla tem como objectivo recolher, albergar, estudar e divulgar matérias do domínio paleontológico, arqueológico e etnográfico.

O Museu foi criado com duas secções, sendo a primeira a secção de Etnografia portuguesa que possuía uma função exclusivamente educativa,  pretendendo mostrar e dar a conhecer aos filhos dos colonos nascidos em Angola sobre a cultura portuguesa.

A segunda, de Antropologia africana, foi criada com fins científicos e de pesquisa, cujo objectivo era aprofundar conhecimentos acerca da região, desde o seu povoamento primitivo, tendo assim funcionado até a Independência Nacional, em 1975.

DN