Jornal ÉME – Luanda – 29.06.23 – O encenador da companhia de teatro Horizonte Njinga Mbande, Adelino Caracol, vai ser homenageado amanhã sexta-feira (30), em Luanda, durante a realização da 8ª Edição do Circuito Internacional de Teatro (CIT), pelo seu contributo no engrandecimento da cultura angolana.

De acordo com o director geral da organização, Adérito Rodrigues, o evento terá lugar no Royal Plaza-Hotel, município de Talatona, numa cerimónia que vai contar com vários momentos culturais e a exibição de peças curtas dos grupos Tremura Show e CIT.

Adérito Rodrigues afirmou que durante o festival será feito o lançamento do “Prémio Escrita Teatral José Mena Abrantes” e a integração de teatro para crianças no programa de actividades.

A programação incluiu ainda as exibições dos grupos Massoxi, Ngau Moyo, Imprevisto, São José dos Campos (Brasil), Grupo Girassol (Moçambique), Feloma Mussanzala, Ndokweno Artes, Miragens, Enigma Teatro, Kamba Artes, Conjuntura d’Artes, Imbondeiro, Etu-Ngo, Mussanzala, Etu Lene e Horizonte Njinga Mbande.

Segundo Adérito Rodrigues, a presente edição vai premiar e distinguir os melhores grupos de teatro nas categorias de carreira, artista, actor, actriz, dirigente, revelação, figurino e melhor grupo.

O evento contará com as participações de grupos teatrais das províncias de Luanda, Cuando Cubango, Bié, Benguela, Cuanza Sul, Namibe e Huambo.

DN