Jornal ÉME – China – 30.06.23 – A Secretária Geral da OMA, Joana Tomás participa de 29 de Junho a 02 de Julho, na cidade de Changsha, República Popular da China, na 3ª Edição de Exposição Económica e Comercial China-África, que decorre sob o lema: “Desenvolvimento Comum para um Futuro Compartilhado”.
O evento de iniciativa do governo chinês, visa congregar e fortalecer a cooperação económica, comerciais e político-diplomáticas entre os países africanos e o gigante asiático, como forma de reflectir as necessidades de interesses mútuos.
No primeiro dia de trabalhos, a Secretária Geral da OMA participou no Fórum das Mulheres China-África, onde fez uma abordagem da trajectória política dos 61 anos de existência da Organização, destacando as conquistas ligadas à independência financeira e social das mulheres.
O empoderamento económico, literacia financeira, reordenamento do comércio informal e a paridade do género estiveram em evidência no discurso de Joana Tomás.
Segundo a dirigente este encontro vai permitir maior intercâmbio entre as mulheres chinesas e africanas no âmbito económico, social e cultural.
Participaram igualmente do fórum as ministras da Indústria e Comércio do Chade, Wanledom Robertine, da Promoção da Mulher da Etiópia, Ergoge Tesfaye, as primeiras damas do Burundi, Angeline Ndayeishimiye, do Malawi, Mônica Chawera e da Zâmbia Mariam Mwinyi.
Integram a comitiva angolana o ministro da Indústria e do Comércio, Victor Fernandes, a Secretária do Departamento de Informação da OMA, Zenilda Volola, a Secretária provincial da Lunda-Sul, Maria Mabaia Banza e a membro do Comité Nacional, Antonieta Saúde.
Texto: DN