Jornal ÉME- Mbanza Kongo – 30.11.23- A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião reiterou, nesta quinta-feira (30), em Mbanza Kongo, província do Zaire, o apelo à juventude angolana para que abrace com altruísmo os princípios e os valores do amor a pátria, visando o desenvolvimento e a prosperidade do País.

Luísa Damião, que discursava no acto central alusivo ao 61.° aniversário da fundação da JMPLA, assinalou, que a energia positiva e o enorme potencial, que sempre caracterizou a juventude angolana, em todas as fases da sua história, é um indicador animador para aumentar a responsabilidade sobre a necessidade de se trabalhar com os jovens para a materialização dos seus legítimos anseios e aspirações.

“A juventude no nosso País não é só o futuro, mas é o passado e é o presente. É a maioria e representa um grande potencial para o nosso lindo e rico país e são os principais activos para desenvolver o país”, frisou a Vice-Presidente do MPLA.

A dignitária afirmou, que o Executivo, liderado pelo Presidente João Lourenço, visa, entre outros, a oferta de educação e ensino a todos os níveis, para potenciar o que há de precioso nos nossos jovens e assim ser mais fácil a sua inserção na sociedade, no mercado de trabalho.

“O que se pede à juventude, neste contexto, é que mantenham o foco. Que continuem a investir na sua formação e na sua especialização. Que se associem preferencialmente a quem pode acrescentar valor ao seu crescimento. Que continuem a elevar a vossa maturidade política”, realçou Luísa Damião.

Para tal, a Vice-Presidente do MPLA, sublinhou que o País necessita de jovens patriotas que nutram amor por Angola e desenvolvam o seu talento, e que sejam resilientes, empreendedores e determinados.

Luísa Damião, destacou o empenho do braço juvenil do MPLA , na concepção de oportunidades, “para a socialização política, construção dos mais elevados valores de cidadania, de patriotismo, assim como a possibilidade dos jovens fortificarem o diálogo plural e transversal”.

“As directrizes do nosso Partido orientam a JMPLA, a missão de continuar a congregar no seu seio, todos os jovens angolanos que se identificam com os ideais patrióticos da Paz, da democracia, da liberdade e da solidariedade social”, acrescentou a número dois da hierarquia da estrutura da Direcção Central do MPLA.

Num outro momento, da sua intervenção, a dignitária, lembrou, aos presentes, que abarrotaram por completo o anfiteatro do Centro Cultural Comandante Bula, palco escolhido para o acto, que a JMPLA foi fundada num contexto em que o sentimento nacionalista era bastante efervescente no seio das populações e entre os jovens de forma particular.

“Os ideais da luta pela libertação, pela independência do País e emancipação do povo angolano eram palavras de ordem e, pela determinação dos jovens daquela época, que foram alcançados, ressaltou Luísa Damião.

Facto, que segundo a Vice-Presidente do MPLA, impulsiona
Os jovens da geração actual a não virar as costas à Pátria, principalmente nestes momentos mais adversos e incertos, que o mundo enfrenta.

“Pelo contrário, todas as gerações sempre primaram por um denominador comum: A entrega abnegada e incondicional pelos ideais da liberdade, da independência e da paz” elucidou de forma emocionada Luísa Damião.

Ao concluir a intervenção, a Vice-Presidente, exortou a JMPLA, “a reforçar o seu apoio cívico aos jovens, indo ao encontro dos jovens na academia, nos principais espaços de produção e partilha de conhecimento e de construção da opinião pública, influenciando o curso positivo das tendências sociais do momento”.

O acto, ficou ainda marcado, por momentos de muita ovação, euforia e de nostalgia, á mistura, proporcionados pelas brilhantes exibições artísticas e culturais, do grupo juvenil de dança “Colectivo de Artes Zola”, e do consagrado músico, também considerado filho do Zaire, Kyiaku Kadaffi.

Num outro momento, foi prestada uma singela homenagem aos antigos Primeiros Secretários da JMPLA no Zaire, assim o ingresso de 382 jovens nas fileiras do braço juvenil, viveiro dos futuros dirigentes do MPLA.

A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião foi também homenageada na ocasião, ao ser-lhe oferecida um emblemático quadro artístico, com a imagem do patrono da JMPLA, Hojy -ya- Henda.

Texto: NBS
Fotos: DG