Jornal ÉME- Mbanza Kongo – 29.11.23- A cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, acolhe, esta quinta-feira (30), o acto político de massas, a nível nacional que marcará o ponto alto das celebrações do 23 de Novembro, dia da fundação da JMPLA , que este ano tem como lema “Amar a Pátria e Fazer Angola Crescer Mais”.
A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, vai orientar o acto, que terá lugar por volta das 10h00, no Centro Cultural Comandante Bula, no coração da cidade onde está localizada a foz do segundo maior rio de África e o sétimo do mundo.
No âmbito das jornadas comemorativas, Luísa Damião e membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA, que a acompanham, efectuaram uma participativa marcha de apoio ao Líder e Presidente João Lourenço, bem como visitas e reuniões de trabalho aos CAPS, n°58, localizado no bairro Sambo, e o n° 134, situados no bairro Kidito, na cidade de Mbanza Kongo, onde juntos dos militantes, defenderam um funcionamento mais dinâmico e harmonioso, das estruturas de base do Partido.
A Vice-Presidente do MPLA, entende ser este o momento de reforço a unidade, a coesão e vigilância no seio das estruturas do Partido, juntando toda a inteligência estratégica e visão patriótica, para os desafios do presente e do futuro, visando o contínuo apoio ao Presidente João Lourenço e do Executivo na materialização do programa de melhoria das condições de vida e bem-estar dos cidadãos.
De referir que, a população de Mbanza Kongo, desde políticos, académicos, autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas, mototaxistas e demais membros da sociedade civil, vivem por estas horas momentos ímpares por causa da ampla mobilização , que a JMPLA, vem fazendo para que o maior número de populares prestigie o evento que vai marcar o clímax dos 61 anos de existência do braço juvenil do MPLA.
Para participar do referido acto, encontram-se em Mbanza Kongo, delegações representativas da JMPLA, provenientes dos 4 cantos do País, cuja agenda inscreve também visitas a lugares históricos e de interesse turístico da província, bem como a prática de actividades desportivas e culturais.
Forjada na luta de libertação, desde cedo, a JMPLA mobilizou os jovens para os ideais da independência nacional, e assumiu para si a educação moral e política dos jovens na guerrilha.
Por decisão da Direcção do Partido, em 1976, a JMPLA transformou-se de organização de massas para organismo juvenil do Partido.
De lá para cá, realizou uma Conferência anual Nacional, em Outubro de 1978, e oito Congressos, nos de 1981, 1987, 1991, 1998, 2002, 2009, 2014 e 2019, que elegeu Crispiniano dos Santos, como Primeiro Secretário Nacional.
Hoje a JMPLA, está estruturada e implantada em todo o território nacional, sendo que a sua missão continua a ser a de trabalhar para a paz, reconciliação nacional e desenvolvimento do País.
Texto: NBS
Fotos: DG