Jornal ÉME – Luanda 16.02.23 – O grupo carnavalesco União 54, do distrito urbano da Maianga, município de Luanda, vai homenagear o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, durante a sua exibição no acto central do Carnaval/2023, na nova Marginal de Luanda.

De acordo com o presidente do grupo, Joaquim Manuel, o tributo ao Fundador da Nação será feito na canção, que exalta os feitos do Poeta Maior, como político, escritor, médico, homem de cultura, e o grande impulsionador do primeiro Carnaval da Angola independente. 

“Este ano o grupo vai homenagear o poeta e primeiro Presidente da República de Angola, Agostinho Neto. Vamos entrar com uma música que retrata os 101 anos desta inesquecível figura, nascida a 17 de Setembro de 1922 e falecido a 10 de Setembro de 1979”, destacou.

Informou que o União 54 será o décimo a desfilar, no dia 20, e que dará o melhor de si para se manter na Classe A ou classificar-se entre os primeiros.

Referiu que uma das características da composição são as mulheres tocadoras de banheira, que se juntam aos percussionistas e outros instrumentistas do grupo, uma típica marca entre os grupos carnavalescos de Luanda, desde a época colonial.

O grupo União 54 é um dos mais antigos de Luanda, tendo sido homenageado recentemente pelo Movimento Angola Avante pela sua contribuição na preservação e valorização do carnaval, desde a primeira edição em 1978, e sua persistência.

Em Fevereiro de 2015, o Ministério da Cultura, através da comissão nacional preparatória do Carnaval, homenageou a antiga bailarina dessa agremiação cultural, Isabel Amaro, falecida por doença.

Desde a sua fundação por foliões residentes na zona costeira da baía da Corimba, o União 54 venceu uma única edição do Carnaval de Luanda, em 1998. O União 54 está sediado no bairro Prenda, no distrito urbano da Maianga.

DN/EMS