Jornal ÉME – Luanda – 13.04.24 – O Secretário do Bureau Político do MPLA para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Pedro Neto, defendeu neste sábado (13), no município de Viana, maior inclusão das viúvas e órfãos de guerra em projectos produtivos, como forma de enaltecer os seus esforços em prol da Nação.

O dirigente falava durante o encontro que manteve com a direcção da Associação das Viúvas e Órfãos de Guerra (AVOGA), acto realizado no âmbito do plano de trabalho do seu Departamento com o objectivo de constatar a situação real que as assistidas e seus descendentes enfrentam.

Atendendo a condição física das associadas, Pedro Neto apontou a criação de cooperativas agrícolas e de pescas para a sua reintegração social e, assim, combater a fome e a pobreza no seio desta franja da sociedade.

Na reunião foram assinalados constrangimentos relativos a assistência médica e medicamentosa, a continuidade dos estudos dos descendentes, a obtenção do primeiro emprego destes e, a regularização do pagamento de pensões.

Neste sentido, o interveniente garantiu fazer advocacia junto dos departamentos ministeriais para se encontrar as melhores vias para solucionar as dificuldades que esta comunidade enfrenta no dia-a-dia.

Para minimizar a carência desta população, Pedro Neto procedeu a entrega de 450 kits de cestas básicas com diversos produtos alimentares, assim como equipamentos electrónicos, como computadores, impressoras, caixas de papel, entre outros.

Criada para prestar assistência social e promover acções de reintegração social e económica dos assistidos, a associação controla um total de 420 viúvas e mais de 700 órfãos de guerra.

Participaram igualmente do encontro, o director do Departamento dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria do Comité Central, Fernando Caquarta, a membro do Conselho de Honra do MPLA, Luzia Inglês “Inga”, a presidente da AVOGA, Marcela da Silva, quadros e funcionários do referido departamento e associadas da Instituição.

Texto: DN
Fotos: AP