Jornal ÉME – Luanda – 01.12.23 – O reforço das relações históricas entre o MPLA e a Organização de Libertação da Palestina (OLP) foi o tema das conversações, nesta sexta-feira (01), em Luanda, durante uma audiência que o Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, concedeu ao embaixador daquele país, Gabriel George Shomali.
À saída do encontro que decorreu num ambiente fraternal na Sede Nacional do MPLA, o diplomata palestiniano acreditado em Angola, realçou que o encontro serviu para reforçar os laços de irmandade entre os dois partidos.
Agradeceu a solidariedade histórica de Angola com o seu povo e reafirmou que “as nossas relações são históricas. Em Angola temos o MPLA e na Palestina a OLP e sempre estivemos na mesma frente e temos uma causa comum”, salientou o diplomata palestiniano.
Ressaltou que durante o encontro com o Secretário-Geral do MPLA, foi manifestada a solidariedade com a causa do povo palestiniano, fundamentalmente, a situação actual que ocorre entre a Palestina e o Estado Israel.
“Tivemos uma abordagem muito profícua e profunda”. O diplomata recordou que durante a luta de libertação ocorrida em Angola, a Palestina, Argélia e tantos outros países apoiaram e lutaram a favor do povo angolano contra o colonialismo português.
Gabriel George Shomali, relembrou com nostalgia o facto de alguns palestinianos que na década de 70 participaram da luta de libertação de Angola, “morreram cá e estão enterrados em solo angolano”.
Destacou o bom estado das relações entre os dois países e a vontade de continuar a fortalecer o diálogo político bilateral.
O embaixador, assinalou que juntos defendem a paz, dignidade, tolerância, liberdade e os valores humanos.
A ocasião serviu para o embaixador palestiniano agradecer profundamente o povo angolano e o seu Governo, pelo profundo apoio que têm recebido até a presente data, tendo citado o último discurso do Presidente da República e da SADC, João Lourenço, onde apontou a via do diálogo para que se possa encontrar a paz naquele país.
Texto: JG
Fotos: AP