Jornal ÉME – Luanda – 13.11.23 – O Presidente da República, João Lourenço, recebeu (11 e 12) mensagens de felicitações dos governos dos Estados Unidos da América, Cuba e do Egipto, pela celebração do 48.º aniversário da Independência Nacional, assinalada a 11 de Novembro do ano em curso.          

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

O secretário de Estado Americano, Antony Blinken, felicitou, o Estadista João Lourenço, e o povo angolano pela celebração do 48.º aniversário da Independência Nacional, e  considerou Angola um parceiro estratégico e líder em fóruns regionais.

Antony Blinken manifesta que, “estou grato pela forma como os Estados Unidos e Angola expandiram a parceria, especialmente no ano passado. Esperamos continuar a trabalhar com o povo angolano na estabilidade regional, na prosperidade partilhada e no combate à corrupção”.

O dirigente norte-americano realçou o compromisso partilhado com a paz, a segurança e os princípios da Carta das Nações Unidas, desejando o melhor para o povo angolano no momento em que celebra este dia.

EGIPTO

Por sua vez, o Presidente do Egipto, Abdel Fattah El- Sisi, reiterou a solidariedade egípcia para com Angola, e de continuar a exercer a cooperação bilateral nos mais diferentes domínios no âmbito da celebração do 48.º aniversário da Independência Nacional.

Abdel Fattah El- Sisi realça que, no âmbito do aprofundamento das relações entre os dois países, conta com a contribuição de Angola para a paz mundial, especialmente na região árabe.

CUBA

Numa mensagem dirigida ao seu homólogo angolano, o Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, felicitou o Presidente João Lourenço, por ocasião de mais um aniversário da Independência Nacional.

“Envio-lhe as minhas mais calorosas felicitações, ao mesmo tempo em que reafirmo a minha determinação de continuar a fortalecer as relações históricas de amizade, solidariedade e cooperação entre os nossos povos e governos”, detalha a mensagem.