Jornal ÉME – 07.01.22 – O Presidente da República, João Lourenço, ressaltou nesta quinta-feira (06) em Luanda, que combate e desencoraja o culto a personalidade e a bajulação.

Ao falar durante uma entrevista colectiva concedida a cinco órgãos da comunicação social, o Chefe de Estado salientou que o culto a personalidade e a bajulação” são nefastos”. Ao demarcar o seu posicionamento com acções concretas apontou o exemplo dos rostos dos anteriores Presidentes da (República de Angola), estampados nos anversos das notas.

Além disso, argumentou, que agora haveria mais um (rosto) se fosse a favor da bajulação e do culto à personalidade.

“Os kwanzas que tenho no bolso teriam lá a minha cara, mas não têm e eu é que sou o Presidente. Não precisava de fazer nada, era só ficar calado e essa terceira cara, que é a minha apareceria”, referiu.

Rejeitando ainda qualquer tipo de ambiguidade sobre o tema, João Lourenço disse factualmente que foi ele que em Conselho de Ministros impediu que tal acontecesse.

Depois de fazer a distinção destas realidades muito diferentes, o Chefe de Estado, acrescentou que, “esse é apenas um exemplo” e para dizer, “que eu sou efectivamente contra o culto à personalidade e a bajulação”.

Na óptica do Presidente da República “não posso ser responsável pelo que os outros dizem e fazem”, clarificou e disse obviamente que não encoraja .

Segundo afirmou, de qualquer forma, “crime não é, não sendo crime é mesmo só uma questão de educação”. Assegurou ainda, mas não sem, pelo meio, apontar a “mudança de mentalidade” através da “educação” e a moralização da sociedade.

Aqui o Presidente, reconheceu que, infelizmente as vezes não se muda de um dia para outro. Por isso, chamou a atenção ao sublinhar que “importante é que a semente está lançada a de combate ao culto à personalidade e a bajulação”.

JG/HT