Jornal ÉME – 10.01.22 – A Vice-Presidente do MPLA, Camarada Luísa Damião, exortou nesta segunda-feira (10) em Luanda, a Organização da Mulher Angolana (OMA) a colocar em acção a sua habilidade e capacidade de mobilização, em prol da vitória do Partido e do seu Líder no próximo pleito eleitoral.

Luísa Damião teceu essas considerações quando proferia o discurso de encerramento do Acto Central das celebrações do 10 de Janeiro de 1962, data da criação da OMA.

A Vice-Presidente do MPLA destacou que, ao se celebrar o 10 de Janeiro, é preciso que a Organização continue a escrever a sua rica memória, juntando especialistas das diferentes áreas do saber para a contínua sistematização da sua história.  

 Ao valorizar o exemplo e inspiração dos princípios que legaram os acontecimentos desta data histórica, a dirigente, sugeriu a realização de sessões para a recolha de depoimentos das gerações mais velhas e a promoção do diálogo intergeracional para assegurar o legado para as gerações actuais e futuras.

Como convidada de honra do evento, Luísa Damião reflectiu também sobre a necessidade  de incentivar o estudo e aprofundamento do papel da mulher angolana no contexto da história da OMA, que se manifestou nos anos que precedeu a luta contra o colonialismo português até o tempo presente.   

A este respeito, lembrou que, a paridade historicamente conquistada, representa o reconhecimento e o mérito da mulher, ao mesmo tempo que imputa responsabilidades acrescidas na sua actuação,

Sobre as actividades partidárias que serão desenvolvidas, Luísa Damião fez saber que, brevemente o MPLA fará a apresentação da sua Agenda Política para o ano de 2022. Afirmou que é um ano eleitoral em que as mulheres darão uma vitória expressiva ao MPLA e ao seu Candidato, Camarada João Lourenço. 

Neste sentido, a dirigente destacou que o MPLA para além da sua capacidade de organização, pugna em manter uma constante transformação na forma de fazer política e adaptada aos contextos com inteligência, visão estratégica e inovação.

Luísa Damião encorajou o Presidente do MPLA, Camarada João Lourenço, a continuar a dialogar com todas as forças vivas da Nação, mormente, os jornalistas e a sociedade civil, em prol do desenvolvimento do país.

As comemorações do 60º aniversário da Organização decorrem em todo o país e na diáspora sob o lema “Celebrar a Paridade e Reviver a História na Convergência de Gerações”.

Participaram do evento a Secretária-geral da OMA, Camarada Joana Tomás, a secretária-geral adjunta, camarada Maria Esperança Pires, membros do Secretariado Executivo Nacional, do Comité Nacional e do Conselho de Honra, as secretárias provinciais da Organização, bem como das militantes residentes na diáspora por sistema de videoconferência.

Texto: DN/HT

Fotos: DG