Jornal ÉME – Dallas – 07.05.24 – O Presidente da República, João Lourenço, participa desde segunda-feira (6) na cidade norte-americana de Dallas, na Cimeira Empresarial Estados Unidos – África, que reúne cerca de mil 500 executivos dos sectores públicos e privados dos EUA e do continente africano.
A 16.ª cimeira empresarial, Estados Unidos – África, decorre sob o lema “Negócios EUA-África: Parcerias para o Sucesso Sustentável”, visa, dentre outros assuntos, criar ligações entre decisores políticos e sector privado, para impulsionar parcerias comerciais sustentáveis Estados Unidos – África.
O evento é de iniciativa do Conselho Empresarial em África (CCA), principal associação empresarial dos EUA focada, exclusivamente, na conexão de interesses empresariais, que inclui Chefes de Estado, investidores internacionais, funcionários do governo norte-americano, africano, e entidades multilaterais interessadas.
Constam dos painéis da cimeira, temáticas sobre as soluções dos desafios empresariais de actualidade nos sectores agro-negócio, finanças, energia, saúde, infraestruturas, tecnologias de informação, e comunicação, indústrias criativas e outros.
Para hoje (7), o programa reserva, a participação do Estadista angolano em dois painéis, nomeadamente, “o Investimento em Infra – Estruturas Estratégicas, Crescimento Sustentável”, e “Navegar o Futuro Energético de África”.
O primeiro painel sobre o investimento em infra-estruturas estratégicas e crescimento sustentável, visa levantar discussões sobre a necessidade de investimentos contínuos em transporte, energia, comunicação e em outras infraestruturas essenciais no continente africano, para impulsionar um crescimento rápido e capaz de promover parcerias estratégicas com os EUA.
No último painel, sobre o navegar o futuro energético de África, que contará igualmente, com a Presença do Presidente, João Lourenço, permitirá a discussão do futuro energético de África que exige um equilíbrio em relação à garantia da produção de energia em quantidade e confiável para o desenvolvimento, ao mesmo tempo que se prioriza a sustentabilidade ambiental a longo prazo.
Para além da sua intervenção nos dois Diálogos de Alto Nível, o primeiro dia do Presidente João Lourenço, em Dallas, será preenchido, com audiências a diferentes entidades, com as quais reforçará a diplomacia económica, visando atrair cada vez mais investidores para Angola.
Texto: NJ