Jornal ÉME – Praga – 23.02.24 – O Chefe de Estado, João Lourenço, reiterou nesta quinta-feira (22), em Praga, cidade capital da República Checa, a sua satisfação com a grande abertura deste país da Europa Central, em intensificar os laços de cooperação estratégica e de amizade com Angola.

Para João Lourenço, todos os objectivos preconizados antes da visita oficial à República Checa foram alcançados, a julgar pelos conteúdos das conversações e pelas perspectivas do que isso vai produzir.

O Chefe de Estado angolano, afirmou, que o potencial do desenvolvimento das relações entre Angola e a República Checa é bastante grande, pois durante os encontros ao mais alto nível, foram forjados projectos de cooperação nos domínios económico e industrial, bem como a negociação para a supressão de vistos, numa primeira fase em passaportes diplomáticos e de serviço.

Segundo o Titular do Poder Executivo, Angola vai priorizar os domínios que ofereçam alguma vantagem e se coadunem com a estratégia de diversificação da economia, sem descurar domínios chave como a saúde, a energia e a agricultura.

Para garantir o trabalho dos homens de negócio, os dois Estados também vão estabelecer parcerias que possibilitem a protecção recíproca do investimento e mecanismos que evitem a dupla tributação, instrumentos legais que vão melhorar o ambiente de negócios.

Em Praga desde a última terça-feira,20 o Presidente de Angola testemunhou a assinatura do Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas que prevê reforçar a cooperação bilateral, iniciada em 1993.

Ainda no primeiro dia da visita, João Lourenço foi recebido no Palácio de Praga, com honras militares, pelo homólogo da República Checa, Petra Pavel, com quem manteve um encontro em privado, antes de se deslocar ao Senado e à Câmara dos Deputados.

A República Checa adoptou a economia de mercado, centrada no comércio e na indústria, no comércio internacional e na indústria automobilística.

As relações político-diplomáticas entre Angola e a República Checa datam do período da Guerra Fria, antes do desmembramento da República Eslovaca com a qual a República Checa formava a então Checoslováquia, desintegrada a 01 de Janeiro 1990.

Texto: NBS