Jornal ÉME – Luanda – 07.03.24- O Presidente da República, João Lourenço, celebrou (05) a aprovação, pelo Conselho Europeu, do Acordo de Facilitação do Investimento Sustentável entre a União Europeia e Angola, que abrange a indústria transformadora, de serviços e outros sectores estratégicos.
“O acordo da UE com o nosso País, que visa facilitar a atracção de investimentos para o mercado nacional, demonstra como o mundo acompanha com satisfação as melhorias registadas no ambiente de negócios de Angola”, escreveu o Chefe de Estado na sua página oficial no Facebook.
Este foi o primeiro acordo sobre a facilitação do investimento sustentável firmado entre a União Europeia e um país a nível mundial, defendem os 27 Estados-membros da referida organização.Esta iniciativa facilitará a atracção e a expansão dos investimentos, integrando simultaneamente os compromissos em matéria de ambiente e de direitos laborais na relação entre os dois blocos.
Ainda na sua publicação, o Titular do Poder Executivo destacou o significado da iniciativa, referindo que “o caminho é para frente e todo o angolano, esteja onde estiver, deve trabalhar para a atractividade do nosso mercado, ajudando o Executivo a remover todos os obstáculos que retraiam investidores”.
“O saldo deste esforço conjunto serão mais empregos e mais bem-estar para as famílias”, reiterou o Presidente, João Lourenço.
O referido acordo, que já entrou em vigor, levará Angola a mudar o paradigma da matriz do seu modelo económico nacional, deslocando por exemplo, o foco do Orçamento Geral do Estado para o investimento directo estrangeiro como principal financiador.
Segundo dados da União Europeia, Angola é o sétimo maior destino de investimento no continente africano para os investidores dos países membros do bloco económico europeu, abrangendo 5,4% do volume de investimento directo estrangeiro da União Europeia (9,9 mil milhões de euros de IDE em 2020).
Texto: NBS