Jornal ÉME – Luanda – 26.02.23 – O Secretário do Bureau Político do MPLA para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Pedro Neto, manteve sábado (25/02), em Luanda, um encontro de trabalho com a direcção da Associação de Apoio aos Combatentes das Ex-FAPLA (Ascofa) para se inteirar dos principais projectos de reintegração social dos ex-militares. 

Durante a reunião foram analisadas questões ligadas à formação profissional dos associados, a integração dos assistidos no processo produtivo, através da abertura de cooperativas para a criação de postos de trabalho.  

Em declarações à imprensa, Pedro Neto referiu que o encontro enquadra-se no plano de actividades do Departamento que dirige, que visa discutir questões de carácter organizativo, apoio institucional e as tarefas que devem ser desenvolvidas para melhorar a condição de vida dos associados.

Adiantou que a situação da reforma de ex-militares na condição de oficiais, sargentos e soldados são aspectos mais técnicos, mas que merecem uma atenção especial dos órgãos competentes.

“Aqueles que deram o melhor de si para que esta Pátria fosse independente, têm de ser assistido e atendidos na justa medida e é isto que pretendemos com estes tipo de encontros”, frisou.

O presidente da Ascofa, Caetano Marcolino, enalteceu a iniciativa do encontro, referindo que os associados têm vontade de trabalhar para ajudar o Executivo na grande missão da reconstrução nacional e na reintegração social dos ex-militares, viúvas e órfãos de guerra.

O dirigente associativo disse que apresentou as principais preocupações relativas a reforma dos oficiais, a reintegração dos sargentos e soldados desmobilizados de guerra, dos antigos combatentes e veteranos da pátria e a carência de habitação dos associados.

“A questão da reforma para a Caixa de Segurança Social das FAA não depende só da direcção do Partido. Os ex-militares têm a estrutura das forças armadas, a Direcção do Pessoal e Quadros que controla todo o efectivo, e por sua vez faz o cadastramento, e nós associação vamos dando o nosso cumprimento de identificar os associados e apresentar a documentação necessária”, reforçou.

Caetano Marcolino avançou que foram criados vários projectos a favor dos ex-militares para a sua reintegração social, com realce para os projectos agrícolas, artes e ofícios, que “dão garantia de que o Estado possa olhar para nós” e para as nossas iniciativas.

A delegação chefiada pelo Secretário do Bureau Político do MPLA para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria efectuou uma visita guiada às distintas áreas da Sede Nacional da Ascofa, onde recebeu informações pontuais sobre a organização e funcionamento da instituição que congrega mais de 60 mil associados. 

Estiveram também presentes na visita dirigentes e quadros do Departamento do Comité Central, respectivamente Francisco João, Conceição Chaves, Domingos de Almeida e Adilson Sole.

Texto: DN
Fotos: DG