Jornal ÉME – Luanda – 28.02.23 – A Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) reconheceu os esforços empreendidos pelo Presidente João Lourenço no processo de pacificação do Leste da República Democrática do Congo (RDC).

De acordo com o ministro das Relações Exteriores Téte António, que participou na 22ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEEAC, sábado (25), em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), o Presente angolano foi enaltecido pelo seu empenho no processo de pacificação da RDC para o alcance de uma paz duradoura na região.

 O governante referiu que os participantes ao encontro encorajaram igualmente o Chefe de Estado angolano a prosseguir com o trabalho na condição de Presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e de Campeão da Paz, designado pela União Africana.

Segundo o dirigente, há poucos países a contribuírem para o orçamento da organização, tendo adiantado que Angola tem cumprindo com a sua obrigação nesse sentido.

Durante a reunião, o Presidente do Gabão, Ali Bongo, assumiu a liderança rotativa da CEEAC, em substituição do homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi.

Angola marcou presença no encontro com uma delegação encabeçada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, em representação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

A Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) foi criada em Libreville, Gabão, em Dezembro de 1981, tornando-se operacional apenas em 1985.

A CEEAC visa promover a cooperação e o desenvolvimento autossustentável, com particular ênfase na estabilidade e integração económica dos Estados-membros e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das respectivas populações.

A Comunidade é constituída por Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Tchad, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Rwanda, São Tomé e Príncipe e RDC.

Texto: DN