Jornal ÉME – Luanda – 28.02.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, recebeu terça-feira, (28/02), em Luanda, o embaixador de Cabo-Verde acreditado em Angola, Jorge Eduardo de Figueiredo, que se encontra em fim de missão diplomática no país.

O embaixador cabo-verdiano, que se deslocou à Sede Nacional do MPLA para apresentar cumprimentos de despedida, referiu que o encontro serviu para fazer o balanço dos seis anos da sua estadia, onde conseguiu concretizar mais dois acordos em áreas extremamente importantes, nomeadamente a ligação aérea e marítima entre Cabo-Verde e Angola.

Outro acordo importante, segundo Jorge Eduardo de Figueiredo, foi o de atracção de investimento externo para ambos os países com o intuito de facilitar e dinamizar as trocas comerciais entre os mesmos.

Ainda neste contexto, o diplomata realçou que “estes factores serão fundamentais para disponibilizarmos aquilo que Cabo-Verde tem de melhor, que é o nosso turismo e que Angola poderá aproveitar, quer como emissor de turistas e também investidores deste sector para o desenvolvimento do meu país, visto que ele já representa perto de 35 por cento do nosso Produto Interno Bruto”.

Jorge Eduardo de Figueiredo aproveitou a ocasião para atribuir uma nota positiva ao seu consulado diplomático em Angola, tendo enaltecido o facto de que durante o referido período, as relações entre os dois países, “terem passado de relação bilateral para uma relação de parceria estratégica, principalmente no domínio da partilha de experiências e de boas práticas a nível dos vários departamentos ministeriais ”.

Jorge Eduardo de Figueiredo, que iniciou a sua missão diplomática em Angola em Maio de 2017, acredita que o próximo embaixador vai se encarregar de reforçar todas as linhas de desenvolvimento das relações políticas, diplomáticas e económicas entre os dois países.

Unidos pela língua, Angola e Cabo-Verde alcançaram as suas independências em 1975, tendo estabelecido relações diplomáticas em 30 de Agosto de 1977.

Texto: NBS
Fotos: DG