Jornal ÉME – 10.12.21 – O MPLA iniciou nesta quinta-feira (09) o seu 8.º Congresso Ordinário sob o lema “MPLA-Por uma Angola mais Desenvolvida, Democrática e inclusiva”.

O evento teve o seu começo com as palavras do Presidente do MPLA, Camarada João Lourenço, expressas no discurso da sessão de abertura.

O Presidente do MPLA, Camarada João Lourenço, elencou no seu discurso duas acções preponderantes entre as quais à paridade do género e à promoção dos jovens.

 “O Partido acaba de dar um passo inédito ao assinalar, através do exemplo, o papel que deve ser reservado à mulher e aos jovens na política e na sociedade em geral”, sustentou.

Para atingir este objectivo, o Presidente do MPLA, ressaltou que “o Partido assumiu o compromisso de promover a mulher e os jovens nos órgãos de direcção do nosso Partido nos diferentes escalões e nas diferentes instituições do poder em Angola, no Executivo, na Assembleia Nacional e na sociedade angolana em geral”.

O encontro começou com a entoação do Hino da República, cantado pelo grupo coral da OMA, que elevou em cadência as estrofes e ao incentivo à cidadania e ao patriotismo que confirmam o tecido sensível dos angolanos e o amor pela sua Pátria.

Juventude é força e foi assim que a Organização Juvenil do MPLA fez sentir os presentes, numa total euforia e envolvência. Ao som dos batuques e apitos que emitiam lindos acordes dos instrumentos musicais, a JMPLA irrompeu pela sala num assalto simbólico, que proporcionou imensa alegria e cativou as atenções.

Em outros cenários do ambiente, os jovens relembraram em imagens de vídeo os momentos da investidura do Presidente da República, fizeram o jogral “Guerreiro M” em representação dos poderes conferidos na Constituição, destacaram a riqueza de Angola e o valor que deve ser dado a família.

Os delegados trajados com as cores partidárias, com realce para as camisolas e os chapéus vermelhos transmitiam um ambiente festivo de coesão interna e de reencontro dos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA.