Jornal ÉME – 09.12.21 – O Presidente do MPLA, Camarada João Lourenço, outorgou nesta quinta-feira (9) em Luanda, com menções honrosas, onze figuras históricas do Partido, em reconhecimento ao contributo e papel que desempenharam ao longo da história do MPLA.

As distinções foram atribuídas durante a sessão solene de abertura do 8º Congresso Ordinário do MPLA e enquadrou-se igualmente nas celebrações do 65º aniversário da fundação do Partido, a assinalar-se a 10 de Dezembro.

Foram contemplados com menções honrosas os camaradas, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, Francisco Magalhães Paiva “Nvunda”, António dos Santos França “Ndalu”, João Luís Neto “Xietu”, Roberto António Victor Francisco de Almeida, António André Pitra “Petrof”, Miguel Maria “Zau Puna”, Fernando Faustino Muteka, Manuel Francisco Tuta “Batalha de Angola”, Amadeu Timóteo Malheiro Amorim e Manuel Alexandre Rodrigues “Kito”.

Esta histórica decisão, de agraciar estas referências que marcaram a luta de libertação nacional e independência de Angola, para além de constituir uma distinção honrosa de valorização é, igualmente, o justo reconhecimento prestado pelo mais alto dirigente do MPLA ao contributo dos que lutaram para a concretização dos ideais e aspirações do povo angolano.

Medalha “Militante de Vanguarda” a título póstumo

A ocasião foi propícia para que, no âmbito do pedido de desculpas públicas do Presidente João Lourenço, as vítimas dos conflitos e dos angolanos no geral, fossem homenageados a título póstumo com a medalha “Militante de Vanguarda”, aos artistas que se notabilizaram pelas suas  canções e  músicas de intervenção empenhadas politicamente.

Trataram-se dos cantores, David Zé, Artur Nunes, Urbano de Castro e o Agrupamento Kissanguela, que ajudaram com as suas vozes o país a ganhar consciência da sua identidade.

Durante o momento, em que os familiares receberam as honrarias foram passadas num vídeo as fotos dos cantores e as suas principais obras discográficas. Na apresentação das músicas de autoria dos malogrados, os presentes relembraram os músicos falecidos e os momentos inolvidáveis das suas obras e legados.

JG / DG