Jornal ÉME – Luanda – 22.11.23 – Angola celebra nesta quarta-feira, 22 de Novembro, o Dia Nacional do Educador, efeméride que serve para refletir sobre o papel do transversal do educador no seio da sociedade angolana, bem como as implicações sociais de umas profissões mais nobres da humanidade na construção de um mundo moderno cada vez globalizado e tecnologicamente avançado.

Desde o início da sua governação, que o Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço, tem conjugado esforços para o contínuo reconhecimento do papel do professor, não apenas como um actor de capital importância no sector da educação, mas sobretudo, como activo preponderante no desenvolvimento social do País.

De tal maneira, que preocupado com os desafios e constrangimentos, que ainda se refletem na qualidade de ensino no País, o Presidente João Lourenço, tem empreendido esforços e se desdobrado a nível pessoal, para junto dos principais parceiros, buscar soluções conjuntas efectivas, com a finalidade de garantir estabilidade ao sector da educação, e para que sejam criadas as melhores condições materiais e sociais para o exercício da profissão.

Para atingir o objectivo, é preciso assinalar o facto, de que até o final do primeiro mandato (2017-2022), foram construídas e apetrechadas mais de 654 escolas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), permitindo que mais de 285 mil e 151 crianças e adultos tivessem a possibilidade de estudar em condições humanamente aceitáveis.

No mesmo período, ingressaram no sector 45 mil professores e cerca de 7mil e 500 auxiliares de limpeza.

No mandato vigente, o Chefe de Estado continua a conferir a educação, um papel central nas dinâmicas de transformação e desenvolvimento no seio das comunidades, por meio de um investimento crescente, com recursos próprios e outras resultantes de acordos e parcerias com países e organizações internacionais.

Refira-se, que na proposta do Orçamento Geral do Estado para 2024, aprovado na generalidade na Assembleia Nacional, no último dia 15, a fatia para o sector da Educação, sofreu um ligeiro incremento, passando de sete para 15 por cento.

Importa realçar, que foi no dia 22 de Novembro de 1977, que o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, declarou aberta a campanha de alfabetização nacional, na fábrica, Textang II, em Luanda, tendo ficado registado na história do País, como data consagrada ao Professor.

E, em 22 de Novembro de 1978, foi então institucionalizado o dia do Educador Nacional.

Fotos: NBS
Foto: AP