Jornal ÉME – Luanda – 23.11.23 – Distintas personalidades ligadas à política, desporto e à cultura angolana, prestaram quarta-feira (22) na Marginal de Luanda, uma singela homenagem ao campeão do mundo 2023, Rui Andrade, pela conquista do título mundial de automobilismo de Endurance, na categoria LMP2.

O piloto angolano da equipa WRT com o carro n.º 41, conquistou o pódio no Campeonato Mundial de Resistência da Federação Internacional de Automobilismo, no dia 04 do mês corrente, as 8 horas de Bahrein.

Na ocasião, Rui Andrade, disse que desde a sua chegada ao solo pátrio, tem recebido mensagens de carinho, felicitações e de encorajamento para continuar a representar de forma condigna o País em todas as competições.

 “É um orgulho enorme para mim, que nasceu e cresceu em Luanda, e poder voltar e ser homenageado desta forma, também ter hipóteses de voltar ao Namibe e ter que realizar um evento naquela cidade, e voltar e ver amigos e a família é contagiante para qualquer desportista”, acrescentou o piloto angolano.

O acto de homenagem ficou marcado com sessões fotográficas do piloto com os convidados, assinaturas de fotografias e de camisolas desportivas, e a exibição de um vídeo que ilustra o itinerário de Rui Andrade desde que começou a dar os primeiros passos até ao pódio mundial.

Durante o acto, foram lidas várias mensagens de felicitações vindas do Ministério da Juventude e Desportos, da Federação Angolana dos Desportos Motorizados, do Governo Provincial de Luanda, e de familiares.

Para chegar ao pódio, Rui Andrade conquistou 6 vitórias em 7 corridas, dos quais o terceiro lugar nas 6 horas de Portimão, em Portugal, primeiro lugar nas 6 horas de Spa Francorchamps, na Bélgica, segundo classificado nas 24 horas de Le Mans, em França, terceiro classificado nas 6 horas de Monza, na Itália, primeiro lugar nas 6 horas de Fuji, no Japão e campeão nas 8 horas do Bahrein.

Testemunharam o acto de apresentação membros do Secretariado do Bureau Político, Comité Central, Comité Provincial de Luanda do MPLA, desportistas, parlamentares, familiares, amigos, membros do Executivo, entre outros convidados. 

Texto: DN
Fotos: DG