Jornal ÉME – Luanda – 03.03.23 – O Secretariado Executivo Nacional da Organização da Mulher Angolana (OMA) homenageou, na quinta-feira, 2, as mulheres que se dedicam a venda nos mercados formais e na zunga, na província de Luanda.

A homenagem foi presidida pela Secretária-Geral da Organização, Joana Tomás, e esteve enquadrada na Jornada Março Mulher, que decorre sob o lema “OMA Comprometida com a Luta dos Direitos da Mulher e Protecção da Criança”.

Na ocasião, Joana Tomás referiu que a homenagem serviu também para sensibilizar as mulheres vendedoras, para que exerçam a sua actividade com dignidade e exaltem os valores morais e cívicos, enquanto integrantes de uma sociedade.

A dirigente adiantou que o tributo prestado à mulher zungueira serviu para reconhecer o papel que esta desempenha na sociedade e deste modo abrir espaço para uma parceria entre a OMA e as vendedoras, com vista a elaboração de projectos que visam a solução dos principais problemas que as afligem e garantir, assim, o seu bem-estar.

De acordo com Joana Tomás, foi firmada uma parceria com a empresa Basel, vocacionada na produção de produtos de limpeza, que vai fazer a entrega de diversos kits a título de crédito às vendedoras para incrementarem os seus negócios e a renda familiar.

Por sua vez, o primeiro secretário do Comité Provincial do MPLA de Luanda, Manuel Homem, disse que existem vários programas de empoderamento femininos, de formação de mulheres em diferentes domínios, assim como de identificação de soluções que visam a facilidade ao acesso ao micro crédito a favor das mulheres zungueiras.

“A OMA é uma organização que tem lutado para proteger e fomentar várias actividades, não só política e social. A actividade da mulher zungueira é legal e um exercício que nós, enquanto comité provincial do Partido, devemos apoiar e o nosso apelo é que esta venda seja feita em lugares adequados”, disse.

De salientar que a venda formal é feita no interior dos mercados ou espaços fechados enquanto a zunga é efectuada por mulheres que percorrem várias ruas da província de Luanda com o intuito de comercializar os seus produtos, sem causar constrangimentos.  

Participaram no evento, membros do Secretariado do Bureau Político, do Executivo Nacional e do Conselho de Honra da OMA, do Comité Provincial de Luanda, deputadas a Assembleia Nacional, governantes, militantes, simpatizantes e amigas da Organização vindas dos nove municípios de Luanda.

Texto: DN
Fotos: DG