Jornal ÉME – Bengo – 04.03.23 – O MPLA e o MLSTP-PSD (São Tomé e Príncipe) realizaram hoje, sábado (04), na cidade de Caxito, província do Bengo, um encontro para partilha de experiências no âmbito do trabalho político das duas forças que proclamaram a Independência nos respectivos países.

No encontro, que decorreu no Cine Teatro de Caxito, estiveram presentes pelo MPLA, o secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, a primeira secretária provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, e outros militantes.

Pelo MLSTP-PSD esteve presente o presidente do Partido, Jorge Lopes Bom Jesus, o vice-presidente e a secretária-geral, respectivamente, Guilherme Octaviano e Filomena Monteiro.

O segundo secretário provincial do MPLA no Bengo, João Mpilamosi, apresentou o estado de organização e funcionamento das estruturas do Partido na província, que culminou com uma vitória nas últimas eleições gerais.

Na ocasião, Maria Antónia Nelumba disse que este encontro serviu para reflectir sobre as conquistas dos povos de Angola e de São Tomé e Príncipe e, também, para reforçar as excelentes relações de cooperação entre os dois partidos.

Segundo a dirigente, no encontro foram abordados os grandes desafios que os dois partidos enfrentaram, fruto dos processos eleitorais realizados em Angola e em São Tomé e Príncipe, que permitiram a consolidação da paz, da democracia e a preservação da unidade nacional nas duas nações.

Por seu turno, o presidente do MLSTP-PSD, Jorge Lopes Bom Jesus, defendeu a necessidade de se aprofundar, cada vez mais, as relações com o MPLA, por comungar afinidades históricas, linguísticas, culturais, políticas e de consanguinidade há anos, que “nos permitiram, enquanto partidos das independências, libertar os nossos povos”.

Jorge Bom Jesus considerou excelentes as relações entre os dois partidos, “por isso vamos continuar a melhorar o nosso relacionamento, a nossa cooperação, e é neste sentido que nós estamos aqui para interagir e podermos beber da vossa experiência”, concluiu o dirigente partidário.

Durante o encontro foram abordadas questões ligadas à organização das estruturas de base, à campanha massiva de crescimento de militantes, aos programas de visita, ajuda e controlo às estruturas partidárias e, ao processo de distribuição de materiais de propaganda e marketing político.

Foram aflorados, igualmente, o programa de formação político-ideológica dos militantes, a parceria com instituições religiosas e filantrópicas, a sociedade civil e, o método eficaz para combater a corrupção, a impunidade e o nepotismo.

Fizeram ainda parte do encontro, quadros do Departamento do Comité Central para as Relações Internacionais, Bernardo Catoto e Amélia Ngonga, os membros da Comissão Executiva do Comité Provincial e deputados pelo círculo provincial.

Texto: DN