Jornal ÉME – Luanda 03.03.23 – A Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, depositou, quinta-feira (02), no Largo das Heroínas, em Luanda, uma coroa de flores em homenagem às mulheres angolanas que contribuíram para a conquista da Independência Nacional.

O acto realizou-se no âmbito do programa oficial de abertura da jornada Março Mulher que decorre sob o lema “OMA, Comprometida com a Luta dos Direitos da Mulher e Protecção da Criança”.

Na ocasião, Joana Tomás referiu que o acto serviu para prestar tributo a todas as mulheres de Angola que verteram o seu sangue em prol da liberdade do país, e faz parte do programa que a OMA elaborou para saudar o mês de Março, que é dedicado à mulher angolana.

Para saudar o mês dedicado à mulher, a OMA prevê a realização de vários eventos políticos, culturais e desportivos, com o objectivo de mobilizar e educar a mulher nos ideais políticos, para o crescimento e fortalecimento da Organização de modo a responder com as exigências impostas pela sociedade.

De entre as mulheres que se notabilizaram na luta armada de libertação nacional, destacam-se Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Lucrécia Paim, Teresa Afonso e Engrácia dos Santos, e outras mulheres anónimas que se entregaram com determinação, coragem e firmeza à causa da Pátria.

Estiveram presentes no local, os membros do Secretariado do Bureau Político, do Executivo Nacional da OMA, do Conselho de Honra, do Comité Provincial de Luanda, deputadas a Assembleia Nacional, governantes, militantes, simpatizantes e amigas da Organização.

Texto: DN – Fotos: DG
Edição: LG