Jornal ÉME – 10.01.22 – A Organização da Mulher Angolana (OMA) celebrou nesta segunda-feira (10) em Luanda, o seu 60.º Aniversário da sua fundação, sob o lema “Celebrar a Paridade e Reviver a História na Convergência de Gerações”.

O Acto Central das comemorações dos 60 anos de existência da Organização teve lugar no Anfiteatro da Sede Nacional da OMA, e foi presidido pela Vice-Presidente do MPLA, Camarada Luísa Damião.

A dirigente lembrou aos presentes que, a paridade historicamente conquistada no 8.º Congresso Ordinário do MPLA, representa o reconhecimento e o mérito da mulher, ao mesmo tempo que imputa responsabilidades acrescidas na sua actuação.

O encontro que juntou no mesmo espaço, membros do Secretariado Executivo Nacional, do Comité Nacional, do Conselho de Honra e do Executivo, e deputadas à Assembleia Nacional, ficou marcado com as homenagens prestadas àquelas mulheres que de armas nas mãos, juntos dos homens, lutaram para a libertação do país do jugo colonial português.

Das homenageadas, o destaque recaiu para as co-fundadoras da OMA, com destaque para as camaradas Cristina Odette Teixeira “Tina Dibala” e Maria da Conceição, que nos seus testemunhos apresentados destacaram as principais fases da criação da Organização, bem como o papel desempenhado pelas mulheres no processo da Luta Armada de Libertação Nacional.   

Ao intervir no acto, a Secretária-geral da OMA, Camarada Joana Tomás, começou por manifestar a sua alegria pela celebração dos 60 anos de existência da OMA, Organização conhecida pelo papel que sempre desempenhou na sociedade angolana nas diferentes etapas da sua formação.

“É um orgulho muito grande assumir a condição de Secretária-Geral da OMA, numa fase crucial da sua existência marcada pela transição geracional” disse a Camarada Joana Tomás.  

Em observância ao Decreto Presidencial sobre a situação de Calamidade Pública vigente no país, as secretárias provinciais e militantes residentes na diáspora participaram igualmente do encontro por sistema de videoconferência.

Texto: DN/HT

Fotos: DG