Sua Exa. Embaixador Francisco Oliveira Encoge apresentou hoje as cartas credenciais que o habilitam como representante permanente de Angola junto do Secretariado da CPLP em Portugal.

Acompanhado pelo Ministro Conselheiro de Angola junto da organização, Mário Augusto, o Embaixador Oliveira Encoge foi recebido pelo secretário-Executivo da CPLP, S. Exa. Embaixador Zacarias da Costa, de Timor-Leste, com quem manteve um breve primeiro encontro de trabalho.

O Embaixador Francisco Oliveira Encoge, foi director do Gabinete de Apoio à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) do Ministério das Relações Exteriores e esteve directamente envolvido nas reuniões que antecederam a Conferência de Chefes de Estado e de Governo da comunidade, de 16 a 17 de Julho, em Luanda. Foi, também, cônsul de Angola em São Paulo, no Brasil.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP, organização que celebrou o 25º aniversário.