Jornal ÉME – Luanda – 15.06.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, apelou hoje, quinta-feira (15), em Luanda, a OMA a trabalhar no sentido de assegurar que as mulheres estejam no centro das políticas públicas e sociais e sejam partícipes nos grandes temas nacionais.

A dirigente fez este pronunciamento na sessão de abertura da 4ª Reunião Ordinária do Comité Nacional da OMA, que decorre no Complexo Turístico do Futungo II.

Na sua alocução, Luísa Damião precisou que a OMA deve estar suficientemente preparada para levar a “boa nova das políticas públicas” destinadas às mulheres e que sobretudo, continue a ser o veículo intermediário para a sua efectividade.

Para Vice-Presidente, os desafios políticos e eleitorais assumidos pelo MPLA, junto do eleitorado, são mais expressivos nos domínios da esfera feminina, por representar a grande maioria da população angolana.

Ao apontar este facto, reconheceu que a Organização deve aumentar o grau de responsabilidade face as expectativas sociais, cada vez mais exigentes.

Referiu que as mulheres e raparigas são partes fundamentais no desenvolvimento de soluções para melhorar a vida e para gerar um crescimento sustentável, inteligente e inclusivo que beneficie o País e a humanidade como um todo.

Ao destacar a importância da realização da 4ª Reunião Ordinária do Comité Nacional da OMA indicou que os temas deverão contribuir para uma profunda análise e reflexão da vida interna da Organização e avaliar o alcance dos objectivos e das metas preconizadas face aos programas em curso.

A Vice-Presidente do MPLA defendeu que toda a actividade partidária, incluindo o desempenho das suas organizações sociais deve estar focada no cumprimento da Agenda Política em curso, assente no lema: MPLA, “Trabalhar mais e comunicar melhor”.

A 4ª Reunião Ordinária do Comité Nacional da OMA analisou entre outros assuntos, o relatório de actividades desenvolvidas no ano de 2022 e o respectivo parecer da Comissão de Disciplina e Auditoria, assim como o regulamento de organização e funcionamento da Organização da Mulher Angolana.

O Comité Nacional da OMA é um órgão de Direcção da Organização e é composto por 241 membros.

Testemunharam o acto de abertura do encontro, o Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, membros do Secretariado do Bureau Político, do Conselho de Honra da OMA e demais convidados.

Texto: DN
Fotos: DG