Jornal ÉME – Luanda – 12.04.24 – A Secretária do Bureau Político do MPLA para a Política Social, Maricel Capama, garantiu ontem (11) no município de Belas, que o Partido vai continuar a criar políticas que visam maiores investimentos no sector social, com realce para o acesso aos serviços de saúde, educação, habitação, transporte, formação técnica e profissional.

A dirigente fez estas considerações no final de uma visita efectuada à distintas infraestruturas sociais que impactam de forma directa na vida dos cidadãos, no quadro do programa de acompanhamento regular de ajuda e controlo que realiza na província de Luanda.

A interlocutora assinalou que, a governação do Presidente João Lourenço, tem prestado uma atenção especial ao sector social desde o ano de 2017, com a construção de novas escolas, estradas, hospitais pontes, e instituições de ensino superior para a formação do capital humano.

“Temos estado a acompanhar anualmente um acréscimo do sector social no Orçamento Geral do Estado, o que demonstra uma aposta séria do Executivo angolano nesta área, e que tem gerado desenvolvimento nas comunidades” reforçou a dirigente.

A jornada de campo teve início no Distrito Urbano de Cabolombo, onde a Secretária do Bureau Político do MPLA para a Política Social e a sua delegação, vistoriaram o andamento das obras de construção da estrada na Avenida dos Camponeses, e a Cozinha Comunitária no bairro Tanque Seco, inseridas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Em acto contínuo, a comitiva seguiu para o Distrito Urbano de Cabolombo, onde tomou contacto com duas salas de alfabetização, construídas no âmbito do combate ao analfabetismo no seio dos jovens e adultos levado a cabo pelo MPLA.

Para minimizar a carências de diversos materiais de ensino, Maricel Capama, procedeu a entrega de vários kits escolares com vista a impulsionar e valorizar o trabalho dos alfabetizadores na nobre missão de educar.

Segundos os dados apresentados pela administração municipal, dos 20 projectos sociais inscritos na carteira do PIIM, 19 infraestruturas foram concluídas, e colocadas a disposição das populações, com destaque para escolas, centros de saúde, trabalhos de terraplanagem, e construção e reabilitação de sistemas de abastecimento de água.

Acompanharam os trabalhos o director do Departamento para a Política Social do Comité Central, Fernando Muquepe, os membros da Comissão Executiva do Comité Provincial de Luanda, funcionários da administração local, militantes e população em geral.

Texto: DN

Fotos: AP