Jornal ÉME – Lisboa – 29.02.24 – António Nicácio foi eleito recentemente, na cidade de Lisboa, ao cargo de primeiro-secretário do MPLA junto da comunidade angolana em Portugal, durante a 9.ª Conferência de Balanço e Renovação de Mandatos.

O evento foi testemunhado pelo Secretário do Bureau Político para a Organização, Mobilização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, e contou com a participação de 150 delegados provenientes de distintas zonas daquele país da península ibérica.

Na sua primeira intervenção nas vestes de primeiro-secretário do MPLA, António Nicácio, prometeu cumprir com as orientações traçadas pela Direcção do Partido, e trabalhar para o crescimento e fortalecimento das estruturas de base, naquele país europeu.

“ A partir de hoje, vamos cerrar fileiras unidos e juntos somos mais fortes”, defendeu.

FORTALECIMENTO DO SENTIMENTO PATRIÓTICO

Na ocasião, o Secretário para a Organização, Mobilização e Inserção na Sociedade, encorajou a promoção e fortalecimento do sentimento patriótico nacional no seio das comunidades angolanas em Portugal, através do incremento de novas estratégias.

Neste sentido, Gonçalves Muandumba destacou o desenvolvimento na forma de participação nas diferentes vertentes, apoiando os esforços desenvolvidos no seio das comunidades angolanas e na melhoria do fluxo de informação entre as comunidades, para o conhecimento mais profundo da realidade angolana.

Gonçalves Muandumba exortou para que “os eleitos tragam ideias, projectos e programas, que os distingam e acrescentem valores ao Partido”.

O membro do Bureau Político apelou ainda ao vínculo permanente com a comunidade angolana, e o conhecimento estatístico, quanto ao número, idoneidade, ocupação, local de residência, média de idade e a sua ligação com Angola.

Sob o lema “MPLA dinamizar as estruturas do Partido para melhor Inserção na Sociedade”, os delegados a 9.ª conferência analisaram o Relatório de Balanço das Actividades desenvolvidas durante o período de Maio de 2016 a Fevereiro de 2024, bem como delinearam as linhas de força do programa de trabalho.

Nas recomendações saídas da conferência, os militantes apontaram o trabalho árduo em prol do grande desafio do MPLA, de reconquistar a confiança do eleitorado em Portugal.

Os conferencistas do Comité da Comunidade em Portugal, aprovaram também o relançamento de estratégias de proximidade e maior atenção as comunidades em Portugal, reiterando o apoio total e incondicional ao Líder do Partido, João Lourenço, na prossecução da consolidação da paz, democracia e do desenvolvimento da nação angolana.

Texto: JG