Jornal ÉME – Muangai – 07.09.23 – Desde as primeiras horas de quarta-feira (06) a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, deu início, na localidade do Muangai, a um percurso por locais que receberam novas infraestruturas sociais construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
O primeiro local do objectivo da sua visita foi a escola do primeiro ciclo, erguida no âmbito da expansão do sistema de ensino, e depois o Centro de Saúde, e a Estação de Tratamento e Captação de Água, assim como as obras da construção da casa que albergará o administrador comunal entre outros equipamentos sociais.
A Vice-Presidente esteve acompanhada pelos membros da sua comitiva, do Comité Provincial do Partido, autoridades tradicionais e do Governo do Moxico.
Luísa Damião continuou a visita pelo bairro, onde recebeu explicações que retratam o andamento das obras e a acessibilidade, as comunidades e outros aspectos que requerem a atenção prioritária e acompanhamento constante das estruturas.
A visita de campo a comuna do Muangai, enquadra-se no programa da digressão que a Vice-Presidente do MPLA efectuará as três províncias da parte leste do País.
Na sua intervenção, Luísa Damião, disse que veio ao Muangai para constatar os avanços e as dificuldades existentes na comuna para fazer a devida advocacia, no sentido de encontrar o mais rápido possível as soluções dos problemas.
Luísa Damião mostrou-se satisfeita com os avanços da comuna, e refletiu que “o Muangai de ontem, já não é o de hoje. Temos várias, escolas, centros de saúde e outros espaços para benefício da população e o programa do PIIM foi desenvolvido para mudar o cenário e tratar das particularidades das comunidades e das pessoas que lá vivem”.
Daí a sua insistência na necessidade de serem erguidas as infraestruturas sociais especialmente as ligadas a saúde, educação, bem como a prestação de serviços para proporcionar soluções para as demandas da população, mas também para se tornar uma fonte de emprego.
Também insistiu a necessidade de incluir nestas acções, a promoção da agricultura e se estender às áreas rurais os projectos de transformação social. Tudo isto acompanhado pelo Partido em cada lugar juntamente com o trabalho das organizações de massa que trabalham nas áreas rurais.
No final da visita, Luísa Damião procedeu a oferta de instrumentos agrícolas, sementes e outros, para incentivar a agricultura familiar.
Texto: NJ
Fotos: DG