Jornal ÉME – Luanda – 10.06.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, reafirmou (09/06), em Luanda, o apoio incondicional do Partido às políticas do Executivo angolano assentes  na consolidação do Estado Democrático de Direito, no processo de reconciliação nacional, na construção da paz, no fortalecimento e diversificação da economia.

A dirigente fez este pronunciamento quando falava, em representação do Presidente do MPLA, João Lourenço, na sessão de encerramento da Segunda Reunião Metodológica Nacional sobre o Trabalho do Partido, que decorreu no auditório do Complexo Turístico do Futungo II.

Segundo Luísa Damião, o êxito da acção política do Partido ancora-se inevitavelmente no processo de organização e funcionamento das estruturas, cumprindo com as orientações e directrizes dos órgãos e organismos nacionais do Partido.

Referiu que os desafios da comunicação e a partilha da informação com as bases do Partido implicam maior capacidade de diálogo, de construção de estratégias partidárias inclusivas, cujos saberes radiquem na realização sistemática de estudos que assegurem o processo de tomada de decisões ao nível das estruturas do Partido.

Disse ser fundamental colocar no centro do trabalho político do Partido o reforço da militância, elevando os sentidos de simpatia, sindicância e o aumento da mística do MPLA, revisitando e partilhando a história às gerações mais novas.

Apelou às estruturas de base e intermédias do Partido o aprimoramento dos mecanismos estatísticos e de gestão dos dados de militantes, assegurando, para o efeito, a base social de apoio local.

A Vice-Presidente do MPLA reiterou a necessidade de assegurar o controlo efectivo da estatística real dos militantes, o reforço dos mecanismos de organização, monitoria e avaliação, a contínua eficácia, eficiência e impacto do trabalho político e, assegurar modelos de organização do trabalho assente nas novas tecnologias.

A Segunda Reunião Metodológica Nacional teve como objectivo geral, capacitar os dirigentes, responsáveis e quadros, em matérias de organização da vida interna e do reforço da inserção do MPLA na sociedade.

Os participantes no encontro recomendaram o reforço da organização e vida interna do Partido, o diálogo a todos os níveis, a adopção do activismo político assente no patriotismo, a revisão dos mecanismos de avaliação, o reforço da formação política-ideológica e a racionalização financeira do Partido.

A implementação com rigor da estratégia de comunicação social partidária 2023/2026 e o plano de marketing para 2023, o reforço do apoio e acompanhamento às organizações sociais e a adopção de estratégias para melhor inserção do MPLA na sociedade, constaram também das recomendações da reunião.

Participaram no encontro os membros do Secretariado do Bureau Político, dos secretariados nacionais da OMA e da JMPLA, das comissões executivas dos comités provinciais, quadros, dirigentes e responsáveis do Partido em representação das estruturas intermédias do MPLA no País e na diáspora, num total de 550 participantes.

Texto: DN
Fotos: DG