Jornal ÉME – Luanda – 04.05.24 – O Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, instou, sexta-feira (03), em Malanje, a juventude a continuar apostar no empreendedorismo, enquanto caminho para o autoemprego e melhoria da qualidade de vida das famílias.
O responsável da maior organização política juvenil do país falava após ter visitado as empresas XTRECOM-Engenharia e Construção Civil (SU) Lda e a Hormac Designe Impressão Digital, empreendimentos de dois jovens da terra da Palanca Negra Gigante.
“Encontramos em Malanje dois jovens empreendedores, empenhados em participar no aumento da produção nacional, é uma satisfação enorme”, apontou o político, apelando outros jovens a seguirem estes exemplos que contribuem para o desenvolvimento da economia.
Segundo Crispiniano dos Santos, a JMPLA vai continuar a promover esta orientação económica dos jovens, no sentido de criarem mais negócios e postos de emprego.
Para o dirigente do braço juvenil do MPLA, esta é a visão do Executivo angolano liderado pelo Presidente da República, João Lourenço, que trabalha arduamente no sentido de criar oportunidades de emprego para a juventude.
Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração do Grupo XTRECOM, Carlos dos Santos Rosário, realçou que a sua empresa vocacionada na recolha de resíduos sólidos e construção civil, já criou cerca de 150 empregos para a juventude nas diversas áreas.
“Estamos bem representados para podermos ajudar no desenvolvimento da província de Malanje”, efantizou.
Por sua vez, o director executivo da empresa Hormac Lda, Thome Macundi, frisou que apesar das dificuldades na aquisição de matérias-primas, a empresa está preparada para dar resposta aos trabalhos focalizados em artes gráficas (designe e impressão digital).
Com sete funcionários, o responsável afirmou que pretende estabelecer relações comerciais com mais clientes.
O MPLA propõe-se, no período 2022-2027, dinamizar as políticas activas do mercado de trabalho, com enfoque nas acções de fomento ao autoemprego e incentivo ao empreendedorismo, especialmente para os jovens.
Texto: JG
Fotos: AP