Jornal ÉME – Icolo e Bengo – 20.09.23 – Uma palestra subordinada ao tema “A Vida e Obra do Dr. António Agostinho Neto” foi realizada nesta quarta-feira (20) no Centro Cultural Agostinho Neto, em Icolo e Bengo, com o intuito de perpetuar os feitos, a memória e o pensamento político e cultural do Primeiro Presidente da República de Angola.

O evento foi presidido pelo segundo secretário do Comité Provincial de Luanda, Ermelindo Pereira, e esteve enquadrado no âmbito das jornadas político-patrióticas desenvolvidas na província de Luanda, e que visou homenagear o Poeta Maior e Fundador da Nação Angolana.

Ao intervir no acto, Ermelindo Pereira, disse que a palestra serviu para enriquecer os conhecimentos da juventude sobre as histórias do MPLA e de Angola, reforçando o espírito de amor à Pátria e da construção de um Estado soberano, livre, democrático e de direito.

A acção teve como prelectores, o jornalista João Fernandes e a docente universitária, Kanguimbo Ananaz, e serviu também para enaltecer o percurso do Líder da Revolução Angolana, que soube interpretar, fielmente, as aspirações mais legítimas do Povo, tendo como base a palavra de ordem, “O Mais Importante é Resolver os Problemas do Povo”.

Com uma plateia bastante concorrida, os prelectores concordaram que Agostinho Neto, foi um Líder visionário com um alcance transcendental, tendo colocado verdadeiramente pedras nos alicerces para a construção de um mundo livre, desenvolvido e que se soltou do jugo colonial português.

Os oradores foram unânimes ao declararem, que o Poeta da Sagrada Esperança, criou as condições para o sucesso da luta armada de Libertação Nacional, que culminou com a proclamação da Independência Nacional a 11 de Novembro de 1975.

No debate que teve como moderador o secretário provincial do Departamento para os Assuntos Políticos e Eleitorais, Africano Pedro, os palestrantes evocaram que Agostinho Neto continua presente na vida de todos os angolanos, pelo seu saber e maneira de ser, um homem doado ao amor, à paz, a solidariedade e que prestou um valioso contributo para as independências de outras nações.

Estiveram presentes no acto, o administrador municipal, Lopes Funete, membros da Comissão Executiva do Comité Provincial e Municipal do Partido, representantes da sociedade civil, docentes e discentes, autoridades tradicionais, assim como membros de distintas organizações juvenis da municipalidade.

Texto: DN
Fotos: DG