Jornal ÉME – Luanda – 09.03.24 – O Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento, com profundo sentimento de pesar, da morte do Camarada FRANCISCO DE CASTRO MARIA, ocorrida no dia 8 de Março de 2024, na cidade de Pretória, capital da República da África do Sul, por doença, aos 57 anos.

Natural da província do Cuanza Norte, o Camarada FRANCISCO DE CASTRO MARIA foi um militante zeloso e de firmes convicções, qualidades que o catapultaram para Membro do Comité Central do MPLA.

Com um perfil de notável simplicidade, admirado por todos os seus correligionários e não só, FRANCISCO DE CASTRO MARIA dedicou-se, de forma intensa, à actividade política, sobretudo na vertente parlamentar, tendo cumprido mandato em duas legislaturas (2008 a 2017).

A par da actividade político- partidária, FRANCISCO DE CASTRO MARIA também formado em Teologia,cumpria o sacerdócio de Pastor da Igreja Metodista Unida, ostentando o título de Presbítero.Sóbrio e de assinalável carácter afável,foi igualmente Docente da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto.

O percurso de vida de FRANCISCO DE CASTRO MARIA ficou ainda marcado pelo desempenho da função de Conselheiro do extinto Conselho Nacional da Comunicação Social, Deputado à Assembleia Nacional, presidente da 6ª Comissão, responsável pelos assuntos da Juventude, Desportos, Cultura, Assuntos Religiosos e Educação e Comunicação Social.

Posteriormente, exerceu as funções de Director do Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos, Administrador do Município de Cazengo, na província do Cuanza Norte e, finalmente, director geral do Complexo Escolar das Artes (CEART).

O Bureau Político considera que a morte do Camarada FRANCISCO DE CASTRO MARIA constitui a perda de um militante abnegado e, pelo infortúnio, inclina-se à memória do malogrado, endereçando à família, profundas condolências.

MPLA – SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

LUANDA, 9 DE MARÇO DE 2024.

-O BUREAU POLÍTICO.