FALECIMENTO DO NACIONALISTA GUILHERME DO ESPÍRITO SANTO

O Bureau Político do Comité Central do MPLA, com dor e consternação, tomou conhecimento da morte do militante, nacionalista e homem do desporto, Guilherme do Espírito Santo de Carvalho, ocorrida em Portugal, por doença, aos 80 anos de idade.

Foi um exímio desportista em várias disciplinas onde se destacam a ginástica, a natação, basquetebol e, particularmente, o andebol, assumindo a alcunha de “Homem Borracha” pela sua invulgar elasticidade.

Guilherme do Espírito Santo de Carvalho foi um dos mentores do Andebol pós independência, tendo sido considerado um dos melhores guarda-redes de andebol pelo Sporting Clube de Luanda.

Após a Independência, “Mito” Espírito Santo de Carvalho colabora na JMPLA tendo sido um destacado dinamizador das actividades de massas e desportivas.

O Professor Guilherme do Espírito Santo de Carvalho, foi membro da Comissão de Estruturação da extinta SEEFD -Secretaria de Estado de Educação Física e Desportos (Coordenou o Andebol) e foi Professor de Andebol na Escola de Instrutores de Educação Física, desempenhando mais tarde a função de Director Nacional de Formação de Quadros.

Desempenhou igualmente o cargo de Vice Ministro dos Desportos.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA, considera a morte de Guilherme de Espírito Santo de Carvalho, como a perda de um dos mais renomados ícones do Desporto Angolano, tendo contribuído sobremaneira no seu desenvolvimento, respeito e reconhecimento na arena internacional.

Neste momento de dor e consternação para os desportistas angolanos em geral, em nome dos seus militantes, amigos e simpatizantes, o Bureau Político do MPLA inclina-se perante a memória de Guilherme Do Espírito Santo de Carvalho, e endereça à família enlutada, sentidas condolências.

MPLA – A FORÇA DO POVO

MPLA – TRABALHAR MAIS E COMUNICAR MELHOR

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA

LUANDA, 18. DE MAIO DE 2023.

O BUREAU POLÍTICO.