Jornal ÉME – Malanje – 19.05.23 – O Secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, manifestou nesta quinta-feira (18/05), na cidade de Malanje, a sua satisfação pelo trabalho de mobilização que o Partido está a desenvolver a nível da província.

Falando para centenas de militantes do Partido, da OMA e da JMPLA, concentrados no Comité Municipal de Malanje, Paulo Pombolo ressaltou que as reuniões realizadas demonstraram o bom nível de organização das estruturas do Partido.

Salientou, por outro lado, que os primeiros-secretários dos comités de acção foram eleitos para realizarem o trabalho do Partido, mobilizando as comunidades e os militantes para materialização dos objectivos preconizados nos programas do MPLA.

O político sublinhou que, terminadas as eleições, ganhas pelo MPLA, o momento é de “nos organizarmos, trabalhando e reforçando o contacto permanente com os cidadãos e militantes da base”.

Para o dirigente, o conjunto de tarefas programadas pelos comités municipais, de acção, comunais e a nível provincial, devem contar com a participação activa dos militantes do Partido, da OMA e da JMPLA. 

Paulo Pombolo, que esteve nos municípios de Cacuso, Kiwaba Nzoji e Cangandala, terminou a sua jornada de três dias de trabalho na cidade de Malanje, com uma visita ao CAP nº 30 do bairro da Catepa, onde foram apresentadas várias inquietações.

No município de Malanje, a delegação visitou ainda as obras do Templo de Adoração da Igreja Tocoísta, a Igreja Central Adventista do Sétimo Dia, bem como a Casa do Gaiato, uma instituição de referência que acolhe crianças órfãs e de rua.

A delegação do Partido levou para a Casa do Gaiato bens alimentares diversos e outros donativos compostos por roupa usada, detergentes, material desportivo, cobertores, colchões, cadeiras e bacias de plástico.

A Secretária do Bureau Político do MPLA para a Política Social, Maricel Capama, considerou a doação simbólica, referindo que outras casas que albergam crianças também serão contempladas neste programa de apoio social às famílias carenciadas.

Garantiu que as necessidades apresentadas pelos meninos da Casa do Gaiato estão na carteira de prioridades do Governo da província de Malanje, frisando que o “MPLA não está alheio a estas necessidades”.

O menino Adelino Viriato, em nome dos rapazes da instituição, agradeceu o bom gesto da equipa do MPLA e aproveitou a ocasião para pedir algumas ajudas para atender as necessidades desta casa, tal como alimentação, roupa, medicamentos e apoio escolar, sobretudo, uma especial atenção para as bolsas de estudo.

A Casa do Gaiato acolhe crianças desfavorecidas, principalmente de Malanje, Luanda, Cuanza Norte e Cuando Cubango. Foi fundada por um padre em 1964, tendo formado muitos profissionais que desempenham cargos de destaque no aparelho do Estado.

Texto: JG
Fotos: DG