Jornal ÉME – 21.03.22 – A Vice – Presidente do MPLA, Luísa Damião, afirmou neste domingo (20) em Luanda, que o MPLA é um Partido que defende a paz, a concórdia e o desenvolvimento para se ter um país cada vez melhor.

Luísa Damião teceu essas declarações quando falava durante o acto central em alusão as comemorações do 137º aniversário da implantação do metodismo em Angola.

Transcrevemos a seguir a intervenção da Vice-Presidente do MPLA:

“Sua Reverendíssima Bispo Gaspar João Domingos

Distintas Entidades Eclesiásticas

Excelências Membros do Executivo

Caros Membros da Sociedade Civil

Estimadas Irmãs e Irmãos

As minhas primeiras palavras são para agradecer o honroso convite que nos foi formulado para participarmos desta festa do metodismo angolano.

Eu sou Luísa Damião, filha de Deus, escolhida para ser Vice-Presidente do MPLA.

E é em nome da Direcção do MPLA que estamos aqui, e gostaríamos, em primeiro lugar, de transmitir um abraço fraternal do Presidente do MPLA, o Camarada João Lourenço.

Gostaríamos também de transmitir uma saudação do Presidente do nosso Partido que agradece as orações que têm sido feitas para a sua pessoa.

Nós estamos muito satisfeitos de estarmos presentes hoje aqui, nesses 137 anos com um lema bastante sugestivo, em que somos chamados a melhorar o presente momento.

De facto, este sugestivo lema leva-nos a uma reflexão profunda, de que cada angolano deve dar o seu melhor, para termos um País cada vez melhor.

Cada angolano deve fazer uma introspecção e saber qual é o contributo que tem dado para termos uma Angola cada vez melhor. Porque nós não temos outro País para viver. Este é o nosso País. O nosso País que se chama Angola, e que conta com as orações de todos para cada dia mais termos um País cada vez melhor.

O meu Partido, o MPLA, é um Partido que defende a paz. Defende a concórdia. Defende o desenvolvimento. Por isso, queremos continuar a contar com a Igreja Metodista Unida para continuar a aprofundar o trabalho que tem estado a fazer nestes 137 anos, um trabalho de muita fé, evangelização, acção social e de educação cívica.

Aproximámo-nos de uma grande festa, da democracia. Queremos que seja uma festa pacífica, onde cada angolano possa ter a oportunidade de participar de forma cívica.

E a igreja desempenha um papel importantíssimo, no sentido de aumentar, cada vez mais, a cultura cívica dos nossos cidadãos, para que possamos ter umas eleições pacíficas e que possam orgulhar todos os angolanos.

Por isso mesmo, devemos todos actualizar os nossos dados eleitorais para estarmos aptos a participar nesse grande desafio democrático.

Acreditamos que a igreja continuará a passar essa mensagem aos fiéis, no sentido de participarem nesta grande festa, que nós queremos cada vez mais pacífica, porque Angola pode dar um exemplo à África e ao mundo, de como é possível realizarmos eleições pacíficas.

Mas para isso, cada um de nós deve cultivar esse espírito de paz e banir a intolerância política e estarmos aptos para cada um de nós dar o seu melhor contributo nesta festa da democracia.

Sigamos o exemplo de Salomão com a sua sabedoria, o exemplo da força de David e a humildade de Maria e podermos ter um País cada vez melhor.

Gostaria de saudar todos os metodistas pelos seus 137 anos, e enaltecer o trabalho que têm estado a fazer, não só no âmbito da evangelização, mas também da acção social, sobretudo no domínio da saúde e da educação.

O trabalho feito pelas missões da Igreja Metodista é visível pelos quadros que formou todos estes anos.

Gostaríamos que continuassem a seguir nesta senda, e pedimos que continuem a orar pelos dirigentes de Angola.

Mulheres da Igreja Metodista

Continuem a ser mulheres sábias que edificam o vosso lar, a ser mulheres fortes, com essa vitalidade de fazer da igreja um instrumento cada vez mais forte na evangelização da nossa sociedade.

O nosso muito obrigado e parabéns ao metodismo angolano”.