Jornal ÉME – Luanda – 23.10.23 – A capital angolana alberga a partir desta segunda-feira (23) na Baía de Luanda, a 147.ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP) cujos trabalhos estarão virados na busca de soluções para as crises geopolíticas, económicas e ambientais que se registam a nível do mundo.

O acto que vai juntar os deputados de todo o mundo, será prestigiado pelo Presidente da República, João Lourenço, e contará também com as presenças de membros do Governo angolano, do corpo diplomático acreditado no nosso País, e demais convidados.

O evento que será realizado sob o lema “Acção Parlamentar em Favor da Paz, Justiça e Instituições Fortes” vai eleger o próximo presidente da organização, e dedicará uma atenção especial às acções viradas para o reforço da confiança às estruturas de governação, de modo a tornar as instituições públicas mais eficazes, responsáveis e representativas.

A Assembleia Geral da União Interparlamentar lançará também um conjunto de novos produtos e publicações, para apoiar os parlamentos afectos à Organização. Fazem parte dos documentos a serem lançados, os Indicadores para Parlamentos Democráticos, um novo instrumento ligado ao tema geral da Assembleia para ajudar os parlamentos a medir a sua capacidade e desempenho.

Serão igualmente adoptadas, resoluções sobre o ponto de emergência e sobre o tema abordado pelo Comité Permanente para a Democracia e os Direitos Humanos intitulado Tráfico de Orfanatos: O Papel dos Parlamentos na Redução de Danos.

As sessões plenárias, as reuniões do Conselho Directivo, da Comissão Executiva, sessões das comissões permanentes, o Fórum das Mulheres Parlamentares, bem como a reunião da Associação dos Secretários Gerais dos Parlamentos, terão lugar na sede da Assembleia Nacional.

Angola acolhe pela primeira vez o maior evento parlamentar do mundo em África, e a segunda num país de expressão portuguesa, depois do Brasil.

Texto: DN