Jornal ÉME – Lunda Sul – 23.05.23 – O Programa de Fortalecimento da Protecção Social, “Kwenda”, já beneficiou mais de 12 mil e 778 famílias nos municípios de Muconda e Cacolo, província da Lunda Sul, disse o director provincial do Fundo de Apoio Social (FAS), João Muhongo.

De iniciativa governamental, o programa visa criar políticas de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, por via de transferências monetárias.

João Muhongo fez saber que o Kwenda, na região, encontra-se em três estágios, sendo o município do Muconda com três prestações já pagas e o Cacolo apenas duas, enquanto no município do Dala foi realizado o cadastramento dos agregados familiares, aguardando, deste modo, a primeira prestação monetária.

De acordo com o responsável, cada família do município de Muconda já beneficiou de 76 mil kwanzas, nas três prestações, enquanto em Cacolo receberam, por agregado, 51 mil kwanzas em duas transferências monetárias, perfazendo um total de 810 milhões 237 mil kwanzas desembolsados.

Os Agentes Comunitários, em colaboração com a equipa técnica do FAS e das Administrações Municipais, que têm a responsabilidade de identificar as famílias vulneráveis, já cadastraram 22 mil famílias.

Com este programa, o Estado angolano pretende dinamizar pequenos negócios, promovendo a inclusão produtiva dos cidadãos e gerar a renda familiar.

DN