Jornal ÉME – Cuanza Sul – 24.05.23 – A Brigada Jovem de Literatura   apresentou, segunda-feira (22), na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, o livro intitulado “Agostinho Neto, Obra Poética Completa”, uma colectânea de poemas clássicos dos livros “Sagrada Esperança”, “Renúncia Impossível” e, “Amanhecer”.

Lançado oficialmente a 17 de Setembro de 2022, pela Fundação Agostinho Neto, no âmbito das comemorações do centenário do seu patrono e das iniciativas de imortalização dos seus feitos, o livro conta com 171 páginas e mais de 50 poemas.

Na apresentação da obra, o professor universitário, Mendes Lopes, referiu que o livro constitui um conjunto de poesias de Agostinho Neto, que deram cor ao processo de luta pela autodeterminação dos povos africanos, combate ao obscurantismo, mobilização de desejos e exércitos revoltados contra as amarras da colonização.

Fez saber que para permitir maior divulgação, a obra foi traduzida nas línguas nacionais Kikongo, Umbundu, Kimbundu e Cockwe, bem como em Inglês, Francês, Mandarim, Espanhol, Índio e Coreano.

Estiveram presentes no acto de apresentação, membros do Governo local, docentes universitários, estudantes, representantes de organizações juvenis, entre outros convidados.