Jornal ÉME – Chibia – 16.12.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, está desde sexta-feira (15), na província da Huíla, a realizar a Jornada Político – Patriótica, enquadrada num conjunto de acções, que estão a ser desenvolvidas, pela Estrutura da Direcção Central do Partido, para que em todos os municípios do País, se constate no terreno, o trabalho que está a ser feito pelos militantes, no âmbito de uma política de proximidade.

Durante a jornada de trabalho na província da Huíla, a comitiva do Secretariado do Bureau Político do MPLA, tem uma agenda intensa de acções, desdobrada simultaneamente em três municípios, respectivamente a Chibia , encabeçado pela Vice-Presidente do MPLA, Humpata, Pedro Neto e Lubango, por Rui Falcão.

No município da Chibia, localizado a 40 km da cidade capital da Huíla, a Vice-Presidente do MPLA, exortou os militantes, a mais empenho e trabalho para o fortalecimento do Partido, a fim de que nos 14 municípios que fazem parte da província, se consolide a tradição conquistada, que é de ser o bastião do MPLA.

Luísa Damião destacou o facto, quando presidia a uma assembleia de militantes, que decorreu no auditório do recinto municipal, tendo defendido, entretanto, que os militantes e simpatizantes do Partido a nível de todas as estruturas na Huíla, devem estar mais unidas, coesas e sobretudo organizadas, para que nos próximos desafios eleitorais, a província volte a conquistar o resultado habitual, de 5 á 0.

“Nas últimas eleições, perdemos aqui na província da Huíla, um deputado”, começou por destacar Luísa Damião, tendo realçado, que “a Huíla é uma província que tradicionalmente faz bem o seu trabalho de casa, mas que infelizmente nas eleições de Agosto do ano passado, as coisas não correram como esperávamos”.

“Como é que nós estamos organizados, aqui na província?

Os nossos Cap estão funcionar bem e com dinamismo?

Precisamos mudar alguma coisa?

Estamos bem inseridos na sociedade?”, questionou a ‘número dois’, na hierarquia Central do Partido.

“Aqui na Huíla, temos de começar a trabalhar para recuperar o deputado que perdemos”, vincou a Vice-Presidente do MPLA, frisando, que para o efeito, o Partido na província deve continuar a contar com o seu capital humano, “que é muito forte”.

“Contamos com a força e a vitalidade das nossas mulheres, com a experiência dos nossos mais velhos, mas também com a criatividade dos nossos jovens, para vencermos os desafios do presente e do futuro”, destacou.

Referindo-se ao sector social, Luísa Damião congratulou-se com o facto do município da Chibia ser a nível nacional, uma referência na execução e entrega total das obras referentes ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

“A província da Huíla, de uma forma geral foi uma das primeiras províncias no País,que primou pelo cumprimento rigoroso de todo o cronograma, que fez com que as obras do PIIM, viessem a dar outra vida aos municípios aqui na província, e que tivessem sobretudo, impacto directo na vida das populações locais”, argumentou a dignitária.

Adiantando, que esta é umas das principais razões,”pelo qual a província da Huíla já está a clamar pelo PIIM 2″.

A margem da jornada de actividades realizadas no município da Chibia, Luísa Damião fez a entrega as mãos do Primeiro Secretário Municipal do Partido, Sérgio da Cunha Velho, de bens alimentares, bem como de instrumentos e fertilizantes para o apoio a agricultura familiar, já que 80 por cento da actividade económica no município é predominante virada a produção nacional.

Texto: NBS

Foto: DG