BENGO
Jornal ÉME – Bengo – 03.05.24 – Mais de 150 famílias que abandonaram as suas residências na cidade de Caxito, devido ao transbordo do rio Dande, provocado pelas fortes chuvas que se abateram na região, receberam na quinta-feira (02) bens de primeira necessidade para mitigar os efeitos negativos das cheias.
A Secretária do Bureau Político para a Política Social, Maricel Capama, fez a entrega dos donativos quando efectuava uma visita de trabalho na zona de realojamento do Sassa Pedreira, na localidade da Açucareira.
Acompanhada da Primeira Secretária Provincial do Partido, Maria Antónia Nelumba, a Secretária do BP para a Política Social vistoriou demoradamente as condições de acomodação das populações e recebeu explicações detalhadas do plano geral de apoio aos sinistrados, dos principais constrangimentos e da assistência médica e alimentar prestada às famílias.
No acto de entrega, Maricel Capama disse que o gesto de solidariedade para com as famílias que ficaram ao relento devido as enchentes visa minimizar as suas dificuldades e garantiu fazer advocacia junto do governo provincial com vista as melhores soluções para os problemas que as populações vivem.
Apelou os presentes a continuarem a trabalhar nos campos agrícolas, essencialmente no cultivo da mandioca, feijão, batata-doce, milho e banana, para o sustento das famílias e, deste modo, combater a fome e a pobreza no seu seio.
Dos bens entregues constam roupas, chapas de zinco, enxadas, catanas, kits de medicamentos, materiais de higiene, fertilizantes e diversos produtos alimentares como arroz, óleo, massa alimentar, feijão, conservas, fuba, peixe, latarias, sal de mesa entre outros.
Entretanto, a primeira secretária provincial do MPLA, Maria Antónia Nelumba, fez saber que os realojados encontram-se numa condição emergencial por causa do estado em que vivem, faltando no local escolas, postos médicos, energia eléctrica, água potável, meios de trabalho e transportes.
Em função das enxurradas, a província tem recebido diversos apoios, desde fármacos e material gastável, para acudir os sinistrados, no âmbito do Plano de Contingência do Governo Provincial do Bengo.
Texto: DN
Fotos: DDS