Jornal ÉME – 21.02.22 – A secretária-geral adjunta da Organização da Mulher Angolana (OMA), camarada Maria Esperança Pires, defendeu nesta segunda-feira (21) na cidade de Joanesburgo, África do Sul, a necessidade de uma maior coesão entre os partidos políticos que proclamaram a independência nos seus respectivos países.

Esperança Pires fez estes pronunciamentos durante a apresentação de um relatório sobre as últimas eleições autárquicas realizadas na África do Sul, em que o Congresso Nacional Africano (ANC) registou uma baixa considerável nos resultados do pleito eleitoral.

A dirigente chefia uma comitiva do MPLA, que participa de 18 a 26 do corrente mês, de uma acção formativa em matéria de Educação Política. Referiu que, os partidos políticos tradicionais nos respectivos países, nomeadamente, MPLA (Angola) ANC (África do Sul) FRELIMO (Moçambique) e SWAPO (Namíbia) devem conservar os laços de irmandade pela trajectória histórica de movimentos libertadores.

“Tiramos exemplos das eleições em que o ANC foi derrotado, o que nos leva a pensar que os nossos partidos devem apostar mais na coesão para se acautelar futuros desaires político-eleitorais”, asseverou a dirigente.

Por sua vez, o camarada José Pedro, integrante da delegação, alertou para a necessidade dos partidos políticos, com o histórico de movimentos de libertação, nos seus respectivos países, a repensarem sobre as estratégias de trabalho com vista a manutenção do poder nas sociedades que apresentam várias correntes políticas.

PortalMPLA/ DN/HT